quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Roubo e furto de carros em São Paulo caem 11% no primeiro trimestre de 2024

Levantamento da Ituran Brasil revela redução nas ocorrências, com exceção de Guarulhos, que apresentou alta de 14%.

Nos primeiros três meses de 2024, o estado de São Paulo registrou uma queda de 11% nos índices de roubo e furto de carros, totalizando 18.961 casos comparados aos 21.354 do mesmo período de 2023, conforme dados da Ituran Brasil baseados na Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O levantamento da Ituran Brasil, empresa líder em monitoramento veicular, aponta que até mesmo as cidades com mais ocorrências apresentaram redução em comparação com o trimestre anterior. A cidade de São Paulo, líder no ranking com 8.858 casos no primeiro trimestre de 2024, registrou uma queda de 3% em relação aos 9.158 casos no mesmo período do ano passado.

- Publicidade -

Fernando Correia, Gerente de Operações da Ituran Brasil, explicou que os bairros da Zona Leste, como Tatuapé, Itaquera, Vila Matilde e Sapopemba, continuam sendo os mais afetados. “Um dado relevante é o aumento de 3% na proporção de furtos no trimestre, uma tendência crescente para os carros”, destacou Correia.

Outras cidades também mostraram queda nas ocorrências: Santo André com uma redução de 21%, São Bernardo dos Campos com 13% e Campinas com 4%. Guarulhos foi a exceção, com um aumento de 14%, passando de 722 casos em 2023 para 825 em 2024.

Correia também observou que a região metropolitana de São Paulo apresenta 73% a mais de casos comparado com outras regiões, devido à maior movimentação de motoristas. “O período da manhã segue como o com maiores ocorrências, enquanto a madrugada tem a menor incidência”, ressaltou.

- Publicidade -

No ranking dos veículos mais visados, o Fiat Uno teve uma queda de 27% nos índices de casos, o Volkswagen Gol de 17% e o Chevrolet Onix de 16%. Correia explicou que os veículos mais antigos continuam sendo os mais visados devido à maior necessidade de manutenção e a demanda por peças no mercado paralelo.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão