sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

O Salão do otimismo – 21º Salão do Automóvel reúne os maiores fabricantes com mais de 40 lançamentos

O Salão do Automóvel apresentou 300 modelos em exposição, muitos deles inéditos. Nos 40 anos de existência do Salão, que nasceu praticamente junto com a indústria automotiva nacional, poucas vezes tantas novidades foram reunidas em um único espaço.

- Publicidade -

A profusão de novidades e lançamentos ocorre num momento em que as grandes montadoras mundiais vêem o Brasil como um mercado potencialmente interessante e porta de acesso para a América Latina. Ao mesmo tempo, as montadoras já instaladas no país, atravessam um período de recuperação e veem com otimismo o crescimento do mercado interno e perspectivas de exportação. Dados da Anfavea – Associação Nacional de Veículos Automotores indicam que a produção nacional deverá chegar a 1,65 milhão de veículos, com boas possibilidades de produção maior no ano que vem.

O 21º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo tem expostos 300 veículos, sendo que 40 deles são inéditos no país. Além de novidades, o Salão apresenta vários modelos que entrarão em breve nas linhas de produção nacionais, como é o caso do monovolume Citroën Picasso, da minivan Chevrolet Zafira e do novo Honda Civic, em sua sétima geração.

A exposição pode ser dividida, grosso modo, entre o sonho e a realidade. Na qualidade de “sonho” pode-se incluir um sem número de carros-conceito que têm apenas um efeito “pirotécnico”, cuja função é mostrar até onde vai a criatividade dos designers. Nessa ala podemos incluir, entre tantos outros, o Celta Spider, um conversível criado a partir do popular Celta, que dificilmente um dia ganhará as linhas de produção; o L200 Tractor, uma inimaginável pick-up com esteiras; o gigantesco utilitário-conceito Dodge Power Wagon e o futurista Renault Avantime.

Na “ala” da realidade, é possível apreciar um grande número de lançamentos mundiais e nacionais que estão ou entrarão em produção em breve. Alguns modelos chegaram a surpreender até mesmo o público especializado. É o caso do jipe Chevrolet Tracker, modelo gêmeo do Suzuki Vitara que será produzido na Argentina e vendido no Brasil pela GM. A GM também mostrou o minivan Zafira, um grande sucesso na Europa que começará a ser produzida no Brasil.

- Publicidade -

A Peugeot, que inaugura fábrica dentro de alguns meses no Estado do Rio, mostrou o 206 nacional com motor 1.0 e a versão conversível do mesmo modelo, ao lado do sedã “top” da marca, o 607. A Honda mostra o Civic sedã sétima geração que começa a ser produzido na fábrica de Sumaré em dezembro, ao lado do carro híbrido Insight e o roadster S2000, entre outros modelos.

A Ford apresenta ao público os recém lançados Focus hatch e sedã e mostra os conceitos pick-up F150 Lightning e Focus YGEN. Outra boa surpresa do Salão é ver o S60, lançado ao mesmo tempo no Brasil e na Europa.

Das grandes montadoras, a que menos novidades apresentou foi a Volkswagen, que apresenta o inédito sedã Bora, um carro mexicano que começa a ser importado pela marca e o “novo” Polo Classic, um modelo que sempre atingiu índices medíocres de vendas. No restante de seu stand estão expostos quatro conceitos: o Gol Turbo Concept, o Saveiro EDP III, o sedã Concept D e a pick-up futurista AAC, que acaba sendo a grande atração da marca na exposição.

A Alfa Romeu e A Ferrari têm, ao lado de marcas sofisticadas como Jaguar, Porsche e Audi, os stands mais atraentes para os amantes da sofisticação. Na Alfa Romeu estão o badaladíssimo hatch 147, lançamento europeu, e a Sportwagon 156, ao lado do conceito Nuvola. A Ferrari lança no Salão de São Paulo a 360 Spider, a versão conversível do F360 e outras preciosidades da marca.

A Audi mostra quatro grandes lançamentos: o compacto A2, feito totalmente em alumínio e lançado há pouco na Europa, a perua esportiva RS4, o sedã esportivo S6 e a station lameira Allroad.

- Publicidade -

Para completar o circuito da sofisticação, a BMW exibe o roadster Z8, o esportivo M3 e a versão conversível da Série 3 e a Porsche a versão mais nervosa da linha 911, a Turbo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança