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Novos motores e equipamentos na pick-up Ranger

A Ford introduziu uma série de novidades na linha 2003 da Ranger, que ampliam ainda mais os atrativos de desempenho e preço da pick-up, eleita recentemente a campeã de satisfação dos consumidores no segmento.

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Para começar, todas as versões da Ford Ranger XL a Diesel agora dispõem de uma nova configuração do motor 2.8 L Power Stroke, com turbo convencional, que além de oferecer o melhor torque da categoria permite um reposicionamento de preços mais competitivo na faixa de entrada do mercado de pick-ups médias à Diesel .

Todos os modelos a Diesel da Ford Ranger receberam ainda novo eixo traseiro, com mudanças na relação do diferencial e da transmissão, que melhoram a dirigibilidade e o conforto do veículo, e a versão com motor 2.3 L a gasolina recebeu aprimoramentos que elevaram sua potência para 145 cv.

Além disso, a Ford Ranger passou por um realinhamento de catálogos para simplificar o processo de comercialização e a escolha por parte do consumidor, reforçando a oferta de equipamentos nos modelos mais procurados.

“Todas as mudanças foram realizadas com base em pesquisas com os consumidores. O cliente de pick-ups está cada vez mais exigente, não só quanto à robustez e desempenho, mas, principalmente, ao nível de conforto oferecido pelo veículo”, diz Herivelto Sousa, gerente de Marketing de Pick-ups da Ford. O recente lançamento da Ranger Limited, modelo de luxo com cabine dupla, motor Turbo Diesel Power Stroke 2.8 L, tração 4×4, bancos de couro e outros requintes, segue esse conceito.

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A Ford Ranger com motor Turbo Diesel Power Stroke 2.8 L, lançada este ano, trouxe a tecnologia inovadora do turbo de geometria variável (TGV) para o segmento de pick-ups médias.

Agora, a linha também passa a dispor, nas suas versões XL, desse avançado motor Diesel com turbo convencional.

Sua principal vantagem é o preço mais acessível, que aumenta a competitividade da pick-up na faixa de entrada do segmento a Diesel, o mais disputado da categoria.

A Ford Ranger turbodiesel é hoje líder do segmento em termos de torque e potência, em todas as configurações.

O motor 2.8 L Power Stroke com turbo de geometria variável, disponível nas versões XLT e Limited, fornece 135 cv (a 3.800 rpm) e torque de 38,2 kgfm (a 1.400 rpm), enquanto a versão com turbo convencional, disponível nas versões XL, desenvolve 132 cv (a 3.800 rpm) e torque de 36,2 kgfm (a 1. 600 rpm).

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Outra novidade introduzida em todos os modelos da Ford Ranger com motorização a Diesel é a adoção de um novo eixo traseiro, com relação de redução do diferencial de 3,73:1.

Essa mudança, feita em conjunto com a alteração das relações da transmissão, permitiu a redução da rotação do eixo cardã, o que melhora a dirigibilidade e o conforto da pick-up, sem alterar o seu desempenho.

Como resultado, o conjunto motriz transmite menor vibração e nível de ruído à cabine, proporcionando menor esforço mecânico e um dirigir mais suave.

Além disso, a temperatura do óleo da caixa de transmissão é reduzida, o que aumenta a durabilidade do equipamento e reduz o custo de manutenção.

O motor 2.3 L a gasolina da Ford Ranger, o primeiro do segmento de pick-ups médias no País com bloco, cárter e cabeçote de alumínio e 16 válvulas, recebeu novos aprimoramentos que ampliam a superioridade de seu desempenho em relação aos concorrentes.

A abertura das válvulas e a programação do módulo de comando foram recalibradas, o que possibilitou um ganho de 8 cv.

Sua potência aumentou de 137 cv (a 5.050 rpm) para 145 cv (a 5.250 rpm) e o torque passou de 21,2 kgfm (a 3.750 rpm) para 21,3 kgfm. É o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento.

As novidades da linha Ford Ranger 2003 se completam com o realinhamento de catálogos. O número de versões foi reduzido de 17 para 10, para concentrar o foco nas configurações de maior demanda, ou seja, com cabine dupla, motor Diesel e tração 4×4.

“Com essa mudança, passamos a oferecer maior número de opções nas versões mais procuradas pelos consumidores. O modelo XL, por exemplo, passou a dispor de trio elétrico, atendendo à solicitação dos clientes”, explica Herivelto Sousa.

A linha Ford Ranger oferece ainda o modelo com motor 4.0 L a gasolina, de seis cilindros em V, bloco de ferro fundido e comando de válvulas nos cabeçotes, com potência de 210 cv, resultado da aplicação de uma avançada tecnologia que estabeleceu novos conceitos no projeto de motores de elevado rendimento.

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