quarta-feira, 19 junho , 2024
28 C
Recife

Como saber se o combustível foi adulterado?

Você sabe se o combustível que você usa foi adulterado? Não é fácil identificar apenas olhando para a gasolina, o álcool ou o diesel.

- Publicidade -

Além do mais, os sinais da falsificação só aparecerão um tempo depois de o carro sair do posto. Os revendedores de combustível são obrigados por lei a fazer mensalmente a análise da qualidade dos combustíveis.

E todo consumidor tem o direito garantido pela portaria 248/2000 de conferir o resultado das análises de qualidade. Caso você tenha dúvida sobre a origem do produto, veja alguns sinais típicos da adulteração do combustível:

– consumo aumenta sem motivos;
– desempenho piora, principalmente em subidas;
– torna-se difícil dar a partida pela manhã;
– carro morre no semáforo ou em pequenas paradas;
– o carro começa a bater pino (combustão ocorre em momento errado).

Onde denunciar – a Agência Nacional de Petróleo (ANP) mantém o telefone 0800-900267 para receber deúncias de adulteração do combustível. O comunicado também pode ser feito para o Centro de Relações com o Consumidor, da ANP.

- Publicidade -

Levantamento de preços – a ANP realiza todas as semanas um levantamento dos preços dos combustíveis praticados em 411 municípios brasileiros. A pesquisa é apenas para checar o preço. Não é averiguada a qualidade dos produtos vendidos.

A pesquisa pode ser feita por Estado ou por município. E o resultado mostra o nome do posto, o endereço, o bairro, a bandeira, o preço para a venda e a data da coleta da informação. Vale a pena conferir.

Clique aqui para conferir o levantamento de preços da ANP
http://www.anp.gov.br/Precos/aberto.asp

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente