segunda-feira, 17 junho , 2024
28 C
Recife

FOX x NOVO PALIO: COMPACTO OU INDIFERENTE?!

Conforto em todos os níveis

- Publicidade -

Novo Palio

Computador de bordo

Permite monitorar diversas informações úteis acerca do veículo. Esses dados, facilmente visíveis no display do painel, incluem distância percorrida, consumo instantâneo de combustível, consumo médio, autonomia, velocidade média e tempo de viagem.

Outros equipamentos pouco comuns no segmento dos compactos estão presentes no novo Fiat Palio. Eles se destacam pela praticidade que proporcionam, pois entram em funcionamento automaticamente na medida da necessidade. O Fiat Palio oferece:

- Publicidade -

Sensor crepuscular. Em vez de ter de ligar e desligar os faróis baixos e as luzes de posição ao entrar e sair de túneis e garagens cobertas, o motorista do novo Fiat Palio conta com o sensor crepuscular, um prático dispositivo que faz isso por ele automaticamente sempre que necessário. A sensibilidade do sistema pode ser ajustada em três níveis por meio do My Car Palio.

Sensor de chuva. Também a tarefa de ativar os limpadores de pára-brisa toda vez que começa a chover, e desativá-los quando a chuva pára, pode ser automatizada: o sensor de chuva faz isso pelo motorista – um equipamento muito útil em chuviscos intermitentes, pois o motorista não desvia a atenção da direção. E mais, o limpador funcionará sempre na velocidade adequada à intensidade da chuva no momento.

Além desses novos equipamentos, podemos destacar outros que aumentam ainda mais a qualidade de vida a bordo:

CD player com MP3 + rádio com RDS integrado ao painel. O novo Fiat Palio é o primeiro modelo de seu segmento a incorporar o MP3 ao sistema de som. O MP3, ou Mpeg Layer 3, é um formato de áudio digital compactado que permite gravar muitas horas de música em um único CD – o que pode ser feito via internet pelo computador.

O carro também traz a função RDS, ou Radio data system, que mostra no visor do rádio o nome da emissora sintonizada. Quando a emissora sintonizada opera com o sistema, o RDS também exibe informações como cotação do dólar, nome da música e previsão do tempo.

- Publicidade -

O rádio pode oferecer ainda recursos de personalização como ligar e desligar ao se girar a chave no contato e a regulagem do aumento do volume segundo a velocidade do veículo, entre outros. A troca do código de segurança impede seu funcionamento em qualquer outro carro.

Para que o som oferecesse o máximo de fidelidade e pureza, a definição dos alto-falantes e seu posicionamento no carro foi estudada no laboratório de eletro-acústica do novo Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, recém-inaugurado na planta da Fiat Automóveis em Betim, Minas Gerais.

Embreagem hidráulica. Todas as versões do novo Fiat Palio receberam o componente, que aumenta consideravelmente o conforto ao dirigir devido ao acionamento mais suave. Além disso, o sistema elimina os ruídos e vibrações transmitidos pelo antigo cabo.

Travamento automático das portas. Os veículos equipados com vidros elétricos dianteiros e travas elétricas automaticamente terão também o sistema que trava as portas quando se atinge os 20 km/h.

Assim, em locais onde a segurança é ruim – na maior parte das grandes cidades, por exemplo – ninguém corre o risco de rodar com o carro aberto e vulnerável.

Vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico. Com sistema one-touch e antiesmagamento, oferecem comodidade e segurança para todos os ocupantes.

Follow me home. O acendimento temporizado dos faróis baixos com o veículo desligado aumenta a segurança dos ocupantes.

Acendimento da luz interna. A luz de teto se acende automaticamente quando se remove a chave da ignição.

Temporização do desembaçador traseiro. Ele se desliga automaticamente em função da rotação do motor.

Funcionamento do limpador do vidro traseiro. O limpador começa a atuar automaticamente quando se engata a marcha-à-ré e os limpadores de pára-brisa já estão em operação.

CD changer no porta-luvas, com cinco CDs. O motorista escolhe sua seleção musical e a deixa previamente ordenada, o que é muito agradável e prático sobretudo em viagens mais longas. O CD changer fica dentro do porta-luvas, longe dos olhos de intrusos.

Sistema Ve.N.I.C.E Plus – Muitas dessas inovações só foram possíveis devido à moderníssima arquitetura eletrônica do novo Fiat Palio: o sistema multiplexado Ve.NI.C.E Plus.

Trata-se de uma evolução do sistema Ve.NI.C.E – Vehicle Network with Integrated Control Electronics (Rede Veicular com Eletrônica de Controle Integrado), conceito lançado no mercado automobilístico brasileiro com o Palio no final do ano 2000.

A rede eletroeletrônica multiplexada foi aprimorada e expandida no novo Fiat Palio, com o moderníssimo sistema Ve.N.I.C.E Plus, composto por um número maior de centrais eletrônicas interligadas. A conseqüência é um incremento no número de funções realizadas. Com o sistema, o novo Palio é um carro verdadeiramente inteligente.

Para o cliente não importa a teoria: o que conta é que o carro facilite, na prática, a sua vida e que sua convivência com ele no dia-a-dia seja prazerosa.

Pensando nisso, a Fiat Automóveis efetuou diversos aprimoramentos no novo Fiat Palio. Tudo em nome da funcionalidade, da conveniência e do conforto.

Exemplos: a redistribuição do espaço interno resultou em vários porta-objetos que facilitam a ordenação e a arrumação de objetos; e a incorporação de diversos mecanismos tornou muitas tarefas corriqueiras mais práticas e eficientes. Nenhum detalhe passou despercebido:

O lugar certo para cada objeto – A colocação de porta-objetos e nichos de diferentes tamanhos em locais estratégicos ajuda o motorista a organizar seus pertences e tê-los sempre ao seu alcance, oferecendo muita praticidade.

Um dos destaques é o porta-luvas duplo, com muito espaço para guardar pequenos objetos, mapas, documentos, etc.

Veja onde eles estão:

Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Porta-objetos no túnel central
Dois porta-copos no console central dianteiro
Um porta-copo no console central traseiro
Porta-óculos do lado do motorista
Porta-objetos na região inferior do painel do lado esquerdo
Porta-luvas duplo, que amplia ainda mais o espaço para organizar pertence; um deles abriga o CD changer
Comando interno de abertura do porta-malas. Comodidade para carregar e descarregar o carro.
Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível. Segurança e praticidade.

Regulagem milimétrica do encosto dos bancos dianteiros. Facilita encontrar sempre a posição mais confortável para dirigir. As guias de escorrimento dos assentos são dotadas de esferas, conferindo assim maior conforto aos ajustes e gerando menos ruído.

Novos bancos – Novas formas de espuma tornam os bancos do novo Fiat Palio ainda mais cômodos e seguros.

A contenção lateral dos ocupantes é mais eficiente, e eles acomodam com todo o conforto pessoas dos mais variados pesos e estaturas. São revestidos com tecidos de textura agradável, em padrões escolhidos por clientes em clínicas de produto.

Apoio de braço entre os bancos dianteiros – Um detalhe a mais de conforto para o motorista e também para o passageiro da frente.

Regulagem de altura elétrica do banco do motorista. Um item muito útil quando mais de uma pessoa dirige o carro, pois facilita a cada um encontrar, rapidamente, o melhor ajuste do banco do motorista. A regulagem não exige nenhum esforço para ser usada e aumenta a comodidade.

Espelho eletrocrômico. Evita que os faróis dos carros que vêm atrás sejam refletidos nos olhos do motorista, ofuscando-o.

Porta-malas dez litros maior. O redimensionamento do espaço interno do novo Fiat Palio visou um melhor aproveitamento de todos as áreas. Isso se refletiu também no porta-malas, que ganhou mais espaço.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente