terça-feira, 18 junho , 2024
28 C
Recife

A importância do alinhamento das rodas

O desalinhamento das rodas do caminhão ou da carreta é um dos fatores que aumenta o consumo de pneus e de combustível reduzindo o lucro do transportador de cargas.

- Publicidade -

A irregularidade acontece quando se troca as buchas do tirante ou na manutenção do molejo do caminhão.

Um veículo desalinhado oferece maior resistência ao piso, os pneus arrastam mais e o motor também realiza maior esforço para mover o veículo.

O resultado de tudo isso é a redução da vida útil dos pneus, dos componentes do sistema de direção e dos eixos. A isso se inclui o maior consumo de diesel e a falta de segurança.

De acordo com o engenheiro Wilbor Tesseroli Batista, da Truck Center Equipamentos Automotivos, empresa paranaense especializada no desenvolvimento de equipamentos para alinhamento de veículos, é comum notar o desalinhamento dos caminhões nas estradas.

- Publicidade -

“Basta olhar e ver o ângulo do veículo em relação à faixa central da pista. O motorista também pode notar o desalinhamento pelo espelho retrovisor”, explica.

A irregularidade pode ser no terceiro eixo do cavalo-mecânico ou do caminhão ou, ainda, no semi-reboque. Tesseroli lembra que, infelizmente, numa carreta com 22 pneus costuma se alinhar somente os do eixo dianteiro do cavalo, o que ele considera um erro.

Rodando desalinhado, o pneu apresenta maior consumo de borracha, arrasta mais, e o motor, por sua vez, tem de fazer mais força para movimentar o veículo. Com tudo isso, o aumento no consumo de combustível pode chegar a ser de 10%.

“É como empurrar um carrinho de supermercado com as rodas tortas, é preciso fazer muito mais força”, compara o engenheiro.

Além de haver maior consumo da banda de rodagem, quando o pneu roda arrastando há superaquecimento e deslocamento na sua estrutura, o que leva à perda da carcaça.

- Publicidade -

Outro fator que demonstra a importância do correto posicionamento da roda é a segurança, pois o veículo perde instabilidade, principalmente trafegando em pista molhada.

O desalinhamento das rodas pode acontecer por duas principais razões. Uma delas na remontagem dos tirantes, por ocasião da troca das borrachas de amortecimento (um tipo de luva) que se desgastam com o uso, e a outra durante a manutenção dos molejos.

O Carreteiro l Mecânica Online

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente