sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Água por todos os lados

Dicas para evitar que o veículo sofra com infiltrações, principalmente, em época de chuva

Após uma chuva densa, ao entrar no seu veículo, não muito raro, o motorista se depara com uma poça d’água no assoalho. Fica surpreso ao saber que existe uma infiltração, que já pode estar no carro há algum tempo.

- Publicidade -

De acordo com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF), o perigo são as pequenas infiltrações, por onde passam um pequeno volume de água.

“Elas permitem que, aos poucos, a água entre no veículo, muitas vezes, sem o condutor perceber. O motorista só vai descobrir quando ocorre uma chuva forte e a infiltração se alastra”, afirma Edson Maia, diretor do SINCODIV-DF.

Maia ressalta que, além do desconforto, essas infiltrações danificam o carpete. Se o problema permanecer por muito tempo, a própria lataria do carro pode ficar comprometida.

- Publicidade -

De acordo com Carlos Regino, chefe da oficina de uma das Concessionárias do DF, a principal causa dessas infiltrações é a falta de cuidado ao instalar algum acessório, como som, alarme, engate, entre outros. “Por isso, a importância do motorista acompanhar de perto a instalação de algum componente. Se houver a necessidade de perfurar a lataria, é preciso ressaltar para o profissional responsável pelo serviço, que ele tenha cuidado ao executá-lo”, diz.

Regino afirma que as infiltrações ocorrem, normalmente, na porta ou no pára-brisa. Esses lugares precisam estar bem vedados.

“Quando, por exemplo, alguém vai colocar uma alto-falante na porta, e tira todo o plástico localizado embaixo do forro, além de não ter cuidado com a borracha de vedação, provavelmente, vai provocar uma infiltração”, alerta.

- Publicidade -

Ele ainda destaca que é importante manter a porta regulada. A lavagem do fundo do veículo também pode ocasionar o problema.

“Existem uns tampões no assoalho que, com a força do jato d’água, podem se mover. Nesse caso, a água irá entrar pelo fundo do carro”, completa.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão