sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Cinto pode ajudar a evitar acidentes de trânsito

Sempre que se fala na importância do uso do cinto de segurança, a ênfase é na sua importância para evitar lesões graves ou morte no caso de um acidente.

- Publicidade -

Entretanto, o uso do cinto de segurança, por motorista e passageiros, pode ajudar a evitar um acidente.

Conforme lembra o Roberto Manzini, responsável pelo Centro de Pilotagem que leva seu nome, o cinto de segurança também faz parte da segurança ativa e não apenas passiva do veículo.

Para o piloto, o motorista tem que fazer parte do carro, com posicionamento ergonômico correto, e numa derrapagem ou manobra de emergência, o corpo pode se deslocar bruscamente, tirando as condições de dirigir com segurança.

  • Numa corrida de Fórmula 1, Rubens Barrichelo reclamou que não estava conseguindo dirigir porque um dos pontos, que segura o cinto de seis pontos, tinha se soltado.

Valdir Florenzo que é piloto, engenheiro mecânico e perito de acidentes, concorda e garante que seria impossível dirigir, na velocidade que os pilotos fazem atualmente, sem cinto de segurança.

- Publicidade -

Mas ele lembra também que o cinto de segurança deve ser usado por todos os ocupantes, já que, quando alguém não usa pode contribuir para que ocorra acidente.

  • Numa freada brusca, uma criança pode voar do banco de trás e bater no painel, pára-brisa ou até mesmo no motorista, tirando dele atenção ou condição de dirigir.

Numa curva fechada, qualquer pessoa percebe que o corpo quer ir para um lado e o veículo para outro. O cinto mantém o motorista preso ao banco e ajuda que continue dirigindo.

O Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto, acha que é preciso enfatizar a importância do cinto para evitar acidente, inclusive para os passageiros. O que irá estimular o uso do cinto.

No entender de Marcelo Ribeiro Cesar, Supervisor de Engenharia de Produto da TRW, uma das maiores fabricantes de itens de segurança passiva e ativa, da indústria automobilística, falta cultura de segurança no Brasil.

  • Tem gente que dá mais importância às rodas de liga leve do que ao freio abs.

Mas no entender de Ribeiro a situação está mudando.

- Publicidade -
  • Não ocorre no ritmo que gostaríamos, mas está melhorando.

Ele lembra que, quando tivermos mais pessoas preocupadas com a segurança, os itens de segurança serão mais baratos, pois aumentará a demanda.

FONTE: www.estradas.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança