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Cinto de segurança inflável: saiba como funciona

Reportagem | Tarcisio Dias

O cinto de segurança de três pontos, que completa 50 anos de sua criação nesse ano de 2009, e já foi destaque em sua revista e portal Mecânica Online, ganha mais uma funcionalidade. O modelo 2011 do Ford Explorer terá nos bancos traseiros, cintos de segurança que inflam em caso de acidentes, tipo um airbag, que necessitam de apenas 40 milissegundos para sua completa expansão.

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Essa inovação mundial permite que o corpo do passageiro sofra menos consequências com lesões na cabeça, pescoço e tórax, principalmente quando temos como passageiros no banco traseiro crianças ou idosos.

Durante o desenvolvimento dos novos cintos, a Ford verificou entre os participantes de suas pesquisas, que os cintos infláveis são mais confortáveis que os cintos tradicionais, sendo assim mais um fator positivo para aumentar sua utilização pelos passageiros.

Sensores de segurança instalados no veículo rapidamente identificam o momento de uma colisão e liberam ar comprimido, que nessa condição encontra-se frio, que flui através de uma fivela especialmente desenvolvida a partir de um cilindro localizado abaixo do assento.

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Vai ocorrer então a expansão lateral do cinto através do corpo do passageiro. Observe o comportamento quando temos um adulto no banco traseiro ou então uma criança de aproximadamente 6 anos.

Cinto de segurança inflável – No momento do acidente com o cinto inflado, a distribuição da energia gerada pela força da colisão é distribuída em uma área cinco vezes maior que o cinto tradicional, ou seja, o passageiro tem uma redução da pressão entre o cinto e seu corpo.

O cinto continua inflado por mais alguns segundos antes de acontecer a dispersão do ar por meio de saídas no próprio cinto.

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A Ford realizou diversos testes para comprovar a eficiência do novo sistema.

Cinto de três pontos tradicional e a inovação inflável

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