quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Land Rover comemora 20 anos do Discovery

Um dos mais premiados 4×4 do mundo, o Discovery inovou com introdução de motor com injeção direta e airbag duplo

- Publicidade -

Com assessoria de imprensa Perspectiva Assessoria de Comunicação

Resistente, valente, diligente, prestativo, símbolo de status, desejado, luxuoso. Poucos veículos podem receber de forma tão apropriada esses adjetivos como o Land Rover Discovery.

Desde sua apresentação em 16 de novembro de 1989 durante o Salão de Frankfurt — há exatos 20 anos — o modelo conseguiu superar todas as expectativas e se firmou como um ícone entre os utilitários esportivos médios.

“A história do Discovery se construiu pela inovação em design e pela utilização de tecnologias pioneiras em um veículo fora de estrada. A adoção de um motor diesel de injeção direta em 1989 foi líder, assim como a implantação do airbag duplo em 1998. Tais fatos fizeram do Discovery o SUV preferido em todo o mundo”, afirma Phil Popham, diretor-geral da Land Rover.

- Publicidade -

“Desde seu lançamento, já foram comercializados mais de 900 mil unidades do veículo, em 91 países do mundo”, completa o executivo.

Concebido originalmente para se colocar em uma posição intermediária entre o renomado Defender e o superluxuoso Range Rover, o Discovery rapidamente se tornou uma opção perfeita para uma demanda crescente de consumidores urbanos e inteligentes.

Em meados da década de 80, a Land Rover iniciou os trabalhos no Project Jay um carro conceito baseado na linha Range Rover, com a proposta de receber uma nova carroceria, capacidade para até sete passageiros e design interior completamente reformulado, desenvolvido pela conceituada agência inglesa Conran Design Studio. O projeto foi aprovado em 1987, dois anos antes da apresentação do primeiro Discovery.

Como opção aos motores V8 a gasolina, um motor diesel de 2.5 litros turbo foi desenvolvido. Chamado de 200 TDi, o propulsor era o primeiro a oferecer injeção direta de combustível em um fora de estrada.

O primeiro Discovery era comercializado apenas na versão três portas. A opção de cinco portas foi disponibilizada um ano após seu lançamento.

- Publicidade -

Depois de ter passado por pequenas mudanças em 1994, o veículo já se firmava como um sucesso absoluto em vendas e em premiações por parte das revistas especializadas.

Em 1995, a linha Discovery ajudou a Land Rover a atingir a então inédita marca de 100 mil veículos produzidos em 12 meses. No mesmo ano, uma nova opção com motor de 2 litros e 4 cilindros foi incluída.

Em 1998, a Land Rover apresentou a segunda geração do Discovery. A Série II como foi chamada, possuía, por fora, mudanças estéticas leves em relação ao seu antecessor.

Já a parte mecânica e o design interior foram completamente reformulados, com a introdução de sete bancos, além da adoção de novas tecnologias como a regulagem de altura da suspensão e o sistema Active Cornering Enhancement para evitar derrapagem em caso de curvas.

O Salão de Nova York de 2004 foi marcado pela apresentação do Discovery 3, veículo que se tornaria o mais premiado da história da marca britânica. O modelo levava chassi integrado e era concebido por um renovado método de produção.

Entre as principais tecnologias utilizadas na terceira geração do modelo, destacam-se a suspensão a ar independente e o novíssimo motor 2.7 V6 diesel.

Duas opções de motores a gasolina — 4.0 V6 e 4.4 V8 — completavam a gama de propulsores do modelo.

O Discovery 3 também trazia a revolucionária tecnologia Terrain Response® que adapta todas as configurações de motor, suspensão e tração de acordo com o piso em que se trafega. O sistema é acionado ao simples giro de um botão disposto no console central, que conta com cinco diferentes tipos de terreno: areia, terra, pedras, neve/lama e asfalto.

O ano de 2009 foi marcado pelo lançamento da quarta geração do Discovery. O modelo, que deverá chegar ao País no próximo mês de Dezembro, traz mudanças externas, novas opções de motores — mais potentes e econômicos em relação às versões anteriores — e tecnologias inéditas que primam pelo conforto, desempenho e segurança.

Em duas décadas, a linha Land Rover Discovery se firmou como uma excelente opção em SUV de luxo e um dos mais robustos e desejados veículos já produzidos em todos os 61 anos da marca britânica.

Números sobre o Discovery – A primeira versão do Discovery comercializou 392.443 modelos em nove anos, uma média de 43.604 por ano.

O Discovery 2 registrou 278.570 unidades vendidas em seis anos, enquanto o Discovery 3 teve 220.057 vendas em cinco anos. Até Outubro de 2009, 903.098 veículos Discovery foram vendidos em todo o mundo.

Linha do tempo

1989 Lançamento do Discovery durante o Salão de Frankfurt (apenas 3 portas)
1990 Introdução da opção de cinco portas
1994 Mudanças estéticas na linha
1994 Lançamento do Discovery no mercado norte-americano
1998 Lançamento do Discovery 2
2004 O Discovery 3 foi apresentado durante o Salão de Nova York
2004 O recém-lançado modelo é premiado como o Carro do Ano pela revista What Car?
2009 Lançamento da linha Discovery 4

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais