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Bosch destaca Advanced PFI na 24ª. edição do Congresso SAE

Durante o 24ª. edição do Congresso SAE Brasil, que ocorreu de 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Bosch mostrou as principais funcionalidades do Advanced PFI (Advanced port fuel injection) e como tecnologia poder ser uma boa opção para a indústria automotiva brasileira que precisa localizar a produção para atender o Inovar-Auto, já que permite maior índice de nacionalização dos componentes quando comparado à injeção direta.

O Advanced PFI é sistema de injeção que combina quatro recursos, que visam melhorar a performance do motor e proporci onar redução no consumo em até 12%. Para alcançar o índice de redução apontado, o motor precisa incorporar quatro sistemas: dois injetores por cilindro, controle da vazão da bomba de combustível (conhecido como Decos – Demand Controlled Supply), injeção de combustível com válvula de admissão aberta (OVI) e o chamado Scavenging (lavagem do cilindro).

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Além de melhorar o rendimento do motor e diminuir o consumo de combustível, esta tecnologia representa um avanço do sistema PFI (port-fuel injecton) – que está presente em cerca de 60% dos novos veículos fabricados – ao mesmo tempo em que se aproxima do desempenho de um motor com sistema de injeção direta de combustível (GDI).

“Apesar da injeção direta possibilitar uma economia de até 15% no consumo de combustível, os componentes utilizados não devem ser nacionalizados no curto e médio prazos. Já o Advanced PFI utiliza componentes já fabricados no Brasil, sendo necessário realizar alguns ajustes no motor para incorporar tecnologias como, por exemplo, o uso de turbocompressor”, destaca Martin Leder, chefe de engenharia da divisão Sistemas a Gasolina da Robert Bosch América Latina.

Principais características:
Dois injetores por cilindro (Twin-Injection) – cada cilindro possui duas válvulas de injeção, posicionadas de forma otimizada que reduzem a quantidade de combustível injetado e depositado nas paredes do coletor melhorando, dessa forma, a mistura ar-combustível.

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Controle da vazão da bomba de combustível (Decos) – na partida a frio do motor, a pressão do combustível é aumentada para seis bar, para proporcionar uma melhor vaporização e mistura do combustível. Isso melhora o desempenho do motor, além de significar menos combustível depositado nas paredes do coletor. Dessa forma, o sistema Advanced PFI da Bosch reduz as emissões de hidrocarbonetos em cerca de 20%.

Injeção com Válvula de Admissão Aberta (OVI) – neste contexto, o combustível é injet ado durante o ciclo de admissão do motor. Como resultado, o combustível é vaporizado na câmera de combustão reduzindo a temperatura local, o que possibilita um aumento na taxa de compressão e consequente redução do consumo em até 2%.

Scavenging – através do controle das válvulas de admissão e escape, é possível fazer a troca completa dos gases na câmara de combustão (scavenging), aumentando o volume de gás queimado no sistema de escape. Este processo faz com que o tempo de resposta do turbo compressor melhore (reduz o “turbo lag”). A combinação de motor downsizing com turbocompressor e scavenging, pode proporcionar uma economia de combustível em torno de 10%.

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