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Goodyear e Nascar geram inovação em parceria sexagenária

Com pneus de competição testados sob as condições mais severas e desafiadoras, a Goodyear Tire & Rubber Company tem em uma das mais aclamadas categorias do automobilismo norte-americano uma importante aliada para levar aos carros de passeio o que há de mais avançado em tecnologia para pneus.

Em 2015, a empresa completou 61 anos de participação na NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing, ou Associação Nacional de Automobilismo Stock Car, em português), sendo um dos patrocinadores mais antigos da tradicional categoria. Desde 1997, a marca é a fornecedora exclusiva de pneus para a tradicional competição.

A Goodyear é uma das poucas empresas no ramo de pneus com mais de 100 anos de história de participação no automobilismo.

Além da NASCAR, está presente na Fórmula Car Challenge de carros esportivos, nas emocionantes corridas de arrancada e também nas extenuantes competições off-road na América Latina, como a Inka Off Road, que é realizada anualmente no deserto de Nazca, no Peru.

A inovação e tecnologia por trás dos pneus Goodyear, que levaram à vitória um enorme número de pilotos ao redor do mundo, são as mesmas empregadas nos pneus de carros de passeio.

Ao longo de dez décadas, a Goodyear tem aplicado ciência e tecnologia para desenvolver pneus capazes de responder às mais extremas condições e desafios que se colocam nesse tipo de competição. Em circuitos de alta velocidade, corridas de arrancada ou mesmo competições off-road, a Goodyear oferece aos pilotos pneus que proporcionam o melhor desempenho em termos de velocidade, frenagem, curvas contínuas e inclinadas, altas temperaturas, chuva e longa distância.

A tecnologia que está por trás do pneu Goodyear Eagle, que levou o piloto Kyle Busch a vencer na NASCAR neste ano, é a mesma que nos permite economizar combustível em nossos percursos diários. A aderência e o controle dos pneus ao dirigir em condições de mau tempo têm o mesmo princípio e tecnologia que ajudam pilotos da NASCAR nas pistas.

Os pneus usados na NASCAR neste ano têm construção radial, alcançam a velocidade máxima de mais de 320 km/h e conseguem rodar mais de 160 quilômetros em sua vida útil, que é a distância percorrida com um tanque cheio de combustível.

O Centro de Inovação da Goodyear em Akron, nos Estados Unidos, produz todos os anos mais de 100 mil pneus para a competição. Desde 2006, todos contam com RFID (identificação por radiofrequência, na sigla em inglês).

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