quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Ford inicia a produção da Transit na América do Sul

Resultado de um investimento de US$50 milhões da Ford em parceria com a Nordex, ela vai atender o Brasil e países da região

A Ford iniciou a produção da Transit para o mercado brasileiro na nova fábrica construída em parceria com a Nordex no Uruguai – veja o vídeo.

A nova planta, localizada em Montevidéu, é a quinta a produzir a linha de vans no mundo, ao lado da Turquia (Kocaeli), da Rússia (Elabuga), da China (Nanchang) e dos Estados Unidos (Kansas City).

Daniel Dupas, diretor de Qualidade da Ford América do Sul, explica que a nova fábrica é resultado de um modelo inovador de parceria da Ford com a Nordex, empresa especializada em manufatura com mais de 50 anos de experiência no setor, produzindo veículos de qualidade e com custos competitivos. O investimento conjunto no projeto foi de US$50 milhões.

“Aliamos o nosso conhecimento sobre o produto com aquilo que a Nordex tem de melhor, com uma estrutura de produção adequada para atender o tamanho e as necessidades do nosso mercado”, diz Dupas.

“Outra vantagem é que ela possui uma localização estratégica para atender os clientes da região.”

Toda a validação do produto e da manufatura foi feita pelo time de engenharia da Ford no Brasil, para garantir que a Transit produzida na América do Sul tenha o mesmo padrão de excelência e qualidade com que ela é reconhecida em todo o mundo.

Esse cuidado pode ser notado desde a estrutura da carroceria, feita com aços de alta resistência, até o acabamento externo e interno.

A Transit vai oferecer também tecnologias exclusivas, que contribuem para o melhor desempenho e dirigibilidade da categoria.

Recentemente, ela foi premiada pelo Euro NCAP, entidade independente de avaliação veicular da Europa, como a melhor do segmento em segurança.

Eficiência e qualidade – A fábrica da Transit no Uruguai tem 17.000 metros quadrados de área construída e instalações modernas, que privilegiam o conforto e a sustentabilidade, incluindo iluminação natural e tratamento termoacústico.

Ela conta também com uma estrutura completa de apoio, com pista de testes, depósitos, pátios, escritórios e sistema de logística para o recebimento de peças e envio dos veículos prontos.

A planta tem um design avançado, que favorece a eficiência das operações. A cabine é movimentada por um transportador aéreo e cada subconjunto é montado sequencialmente ao lado da linha de montagem, abastecendo as estações de trabalho. O time de produção é formado por profissionais selecionados e capacitados, que passaram por um programa especial de treinamento para garantir a qualidade da produção.

“Todos os sistemas de qualidade da manufatura e do produto são os mesmos empregados nas demais fábricas da Ford no mundo, com um controle robusto de todas as fases da montagem até o produto final”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford

No total, a nova linha vai produzir sete versões e 12 catálogos da Transit, nos modelos de passageiros e de carga, para atender o Brasil, a Argentina e outros países da região.

O lançamento da Transit marca o início da Divisão de Veículos Comerciais da Ford, com uma solução completa para oferecer o máximo de produtividade aos clientes profissionais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn