Mercedes-Benz

IQA lança programa para Certificação de Profissionais da Reparação

Iniciativa visa reconhecer aptidões por meio da avaliação de conhecimentos técnicos e habilidades de profissionais que atuam em oficinas ou concessionárias de todo o País

Focado na promoção contínua da qualidade no setor, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, disponibilizará ao aftermarket o seu mais novo programa de certificação: a Certificação para Reparador Automotivo IQA, iniciativa que busca reconhecer as aptidões técnicas por meio da avaliação de conhecimentos e habilidades na reparação dos veículos, baseados nas Normas ABNT.

A Certificação para Reparador Automotivo IQA é voluntária e beneficia todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que contará com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo isento e especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.

“Pensamos na certificação profissional como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao confiar seu veículo a um profissional certificado”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

O projeto busca atender a capacitação de um mercado de mais de 500 mil profissionais, que atuam em mais de 122 mil oficinas independentes espalhadas em todo o Brasil (80% do total) e por outras 4 mil concessionárias (20% do total), e que movimenta mais de 68 bilhões de reais por ano, segundo dados do Anuário da Indústria da Reparação Automotiva 2021.

Ao mesmo tempo, a mão de obra formada pelas instituições formais é insuficiente para suprir as necessidades deste mercado, o que faz com que a grande maioria dos profissionais aprende o ofício na prática.

O Certificado para Reparador Automotivo IQA pode ser obtido por qualquer reparador automotivo, independente de diploma ou formação acadêmica específica.

A certificação tem validade de três anos e após esse período o profissional deve passar por reavaliação.

O processo ocorre todo online e caso o trabalhador falhe na primeira tentativa ele tem uma segunda chance.

“Essa certificação coroa um sonho dos reparadores”, afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa Brasil e o Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação.

“Considerando que se trata de uma certificação Feita por uma Entidade do setor que é bastante acreditada, tanto pelos fabricantes como pelos Reparadores”, completa Moraes.

A certificação é baseada no modelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e utiliza as normas ABNT atuais e existentes como Qualificação de Mecânico de Manutenção (ABNT NBR 15681), Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em Sistema de Freios (ABNT NBR 14778), Direção (ABNT NBR 14779), Suspensão (ABNT NBR 14780), Exaustão (ABNT NBR 14781), Regulagem de Motores Ciclo Diesel (ABNT NBR 14889), Reparação e Pintura de Componentes (Funilaria & Pintura) (ABNT NBR 14284) e Retífica de Motores Alternativos de Combustão Interna (ABNT NBR 13032).

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (https://www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Publicidade - Casa Scania

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação