sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Banco Toyota do Brasil emite Letras Financeiras “verdes” para financiamento de veículos híbridos

Instituição se consolida como primeiro banco ligado a uma montadora no Brasil a lançar instrumentos financeiros que reforçam a estratégia global da Toyota para a redução da emissão de carbono

O Banco Toyota do Brasil emitiu ao mercado Letras Financeiras (LF) “verdes”, na primeira operação do tipo entre bancos de montadora no mercado brasileiro. Com isso, foram captados R$ 700 milhões, destinados exclusivamente para o financiamento de veículos híbridos das marcas Toyota e Lexus.

- Publicidade -

Os carros com esta tecnologia combinam em um único veículo o motor a combustão e o motor elétrico e possuem emissão de CO2 (dióxido de carbono) inferior aos modelos equipados somente com propulsores a combustão. A iniciativa está relacionada ao “Desafio Ambiental Toyota 2050”, que visa mitigar os impactos ambientais da fabricação e do uso de veículos até 2050.

Os investidores receberam com entusiasmo a oferta, gerando uma demanda, aproximadamente, três vezes maior do que o volume oferecido. Esta é a sexta emissão de Letras Financeiras do Banco Toyota, seguindo a sua política de diversificação de funding, o que contribui para a competitividade da instituição no mercado nacional. Com a operação, o Banco Toyota espera financiar cerca de 8.500 veículos em até dois anos.

“A conclusão desta oferta é um marco na nossa história, tanto pelo pioneirismo da operação no Brasil, como pela receptividade do mercado. A sinergia com a Toyota do Brasil foi essencial para esta conquista”, afirma Luciano Savoldi, presidente e CEO do Banco Toyota do Brasil.

“Conseguimos fazer com que uma operação financeira contribua e reforce as ações de sustentabilidade da montadora no País e continuaremos buscando outras oportunidades de estarmos juntos neste contexto. Sabemos que este é um benefício para o meio ambiente e também para os nossos clientes”, acrescenta ele.

- Publicidade -

Outro aspecto positivo da iniciativa é que, a cada contrato de financiamento de veículos híbridos da marca Toyota e Lexus, parte da rentabilidade do Banco será destinada ao projeto “Águas da Mantiqueira”, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Esta ação tem como objetivo preservar e restaurar espécies nativas de Mata Atlântica em regiões de nascentes e bacias, que são essenciais para garantir a proteção da biodiversidade desta área. Vale lembrar que, especialmente nesta crise hídrica que vive hoje o Brasil, é muito importante a proteção destes recursos.

Com a renda recebida das Letras Financeiras “verdes” do Banco Toyota, o projeto “Águas da Mantiqueira” será capaz de desenvolver ações para a preservação e restauração em 21 hectares (cerca de 21 campos de futebol) de matas na região da Mantiqueira, nos municípios de Sapucaí-Mirim e Gonçalves, ambos em Minas Gerais. Serão beneficiados, diretamente, os 20 mil moradores dessas áreas e cerca de 10 milhões de pessoas das regiões metropolitanas que consomem água proveniente desses locais.

As florestas protegidas pelo projeto “Águas da Mantiqueira” têm um importante papel no meio ambiente: contribuir com a retenção dos gases de efeito estufa do planeta. Para se ter ideia, cada hectare das matas pode reter entre 80 e 200 toneladas de CO2 por ano. Como se sabe, de acordo com estudos científicos, o CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global.

Desafio Ambiental Toyota 2050 – O “Desafio Ambiental Toyota 2050” norteia, de modo global, todas as ações da empresa para a proteção ao meio ambiente, visando reduzir o impacto no aquecimento global, a utilização de maneira mais sustentável dos recursos naturais ou, então, a otimização dos recursos hídricos. Isso inclui mudanças no processo produtivo e nos veículos da marca, com impactos positivos para a sociedade em diversos aspectos.

- Publicidade -

A tecnologia híbrida é um avanço na direção da redução de emissão de carbono, já que combina o uso de motor elétrico com outro a combustão. Em 2013, o Prius foi pioneiro nessa tecnologia no Brasil. Em 2019, a marca apresentou ao mercado nacional o Corolla, com o diferencial de ser o primeiro veículo híbrido flex do mundo, e produzido no Brasil.

O modelo reduz ainda mais a emissão de gases poluentes. No ano passado, o Corolla Cross se juntou ao portfólio híbrido da empresa. Até 2025, a Toyota pretende ofertar uma versão híbrida para cada modelo de seu portfólio, tudo em prol de uma mobilidade mais diversificada e sustentável.

Já a Lexus foi a primeira marca a oferecer um portfólio 100% eletrificado no Brasil. Os modelos da empresa são importados e comercializados em rede exclusiva no País.

Pioneirismo no mundo – A Toyota Financial Services, braço financeiro da Toyota no mundo, ao qual o Banco Toyota do Brasil é uma subsidiária, introduziu em 2014 o primeiro título verde garantido por ativos da indústria automobilística. Desde então, já foram seis emissões, que captaram US$ 7,6 bilhões até junho de 2021.

Assim como no Brasil, estes recursos são destinados para o apoio às vendas de veículos com baixa emissão de CO2, contribuindo para o cumprimento dos compromissos ambientais da Toyota globalmente. “Estamos replicando aqui um modelo que já é um grande sucesso da nossa corporação no mundo. Queremos colocar o Brasil em uma posição de destaque no suporte às vendas de veículos híbridos, mirando no grande potencial do mercado local”, acrescenta Savoldi.

Letras Financeiras – As Letras Financeiras são títulos emitidos ao mercado com a promessa de pagamento futuro, acrescido de juros. De maneira geral, seu prazo de pagamento é mais longo do que os Certificados de Depósito Bancário (CDB), já que possui prazo mínimo de pagamento de dois anos.

A emissão de LFs é autorizada pelo Banco Central e destinada a investidores. Ao realizar esta operação, o Banco Toyota do Brasil capta recursos para serem utilizados nas suas atividades, como o empréstimo para aquisição de veículos. As Letras Financeiras “verdes” são certificadas pelo Bureau Veritas Certification Brasil.

Os modelos híbridos da Toyota e da Lexus elegíveis para financiamento utilizando os recursos desta emissão de LF são: Toyota Corolla sedã e Corolla Cross, Lexus UX e Lexus ES.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança