quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz Actros leva sua força e performance de campeão para a estreia da Copa Truck 2022

Caminhão vencedor da grande competição dos brutos no ano passado, Actros vai em busca de novo título da Copa Truck, cuja temporada 2022 tem início em Santa Cruz do Sul neste fim de semana

Campeão de 2021 da Copa Truck, maior competição de caminhões da América Latina nas pistas de corrida, o Mercedes-Benz Actros é novamente atração na abertura da temporada deste ano, que ocorrerá neste fim de semana na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul.

Serão duas etapas, com duas provas cada: uma etapa no sábado (12 de março) e outra no domingo (13 de março). As provas voltarão a ter público, seguindo os protocolos de proteção e combate ao coronavírus.

A primeira grande novidade é que o Actros, que levou a Mercedes-Benz ao título de 2021 entre as marcas e os pilotos, agora será utilizado por um novo parceiro, a ASG Motorsport, capitaneada por Roberval Andrade (#15), campeão da Copa Truck em 2018.

A equipe conta ainda com Wellington Cirino (#6), Jaidson Zini (#25), Glauco Barros (#43) e Daniel Kelemen (#45). Glauco e Daniel disputam a Super Truck, categoria dos iniciantes na competição.

“Embalados pelos títulos de marca e piloto do ano passado, estamos muito entusiasmados e confiantes para a nova temporada”, ressalta Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Damos boas-vindas ao novo parceiro, a equipe ASG, que une a bagagem e o talento de Roberval Andrade nas pistas de corrida à experiência de um time que, com o Actros, já está bastante acostumado a disputar com muita competitividade essa categoria tão exigente, que atrai, cada vez mais, a admiração e a paixão dos fãs da nossa marca”.

Novo visual similar aos carros da Mercedes-AMG Petronas da F1 – Outra grande atração do ano é o novo visual dos caminhões Actros de Roberval Andrade e Wellington Cirino.

O design segue as mesmas linhas de estilo e cores dos atuais carros da Mercedes-AMG Petronas da Fórmula 1 deste ano.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam os dois pilotos, destacam-se o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento A Voz Delas e SelecTrucks, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa em parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Na Copa Truck 2022, a Mercedes-Benz também apoia, individualmente, o piloto Danilo Dirani, por meio do fornecimento de peças.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga.

O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes.

Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Pela terceira vez consecutiva, Actros é o Safety Truck da competição – Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercedes-Benz Actros é o Safety Truck da Copa Truck.

Esse inovador extrapesado da Mercedes-Benz se destaca no Brasil por avançadas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), Ponto Cego, Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP.

O modelo ainda oferece Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes.

Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

Uma equipe alinhada com os princípios ESG – O nome da nova equipe ASG Motorsport traz uma correlação com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança).

A ideia é unir os novos conceitos na realização de ações e no desenvolvimento de parcerias contribuindo para um mundo mais sustentável e com bons resultados.

“Estou muito feliz com essa nova fase na minha carreira. Toda a infraestrutura que adquirimos só me traz confiança e a certeza de que será um campeonato incrível. Junto com meus companheiros de equipe chegaremos fortes para disputa do campeonato”, diz Roberval Andrade.

Wellington Cirino, com 26 temporadas nas corridas de caminhões e forte ligação com os brutos da Mercedes-Benz, se mostra confiante para este ano.

“É uma equipe que me deixa entusiasmado. Um projeto muito bem elaborado, com nova visão e responsabilidade. Vamos exercer um bom trabalho ao longo da temporada, que promete ser ainda mais equilibrada, e buscar os bons resultados, assim como já foram os testes realizados em Interlagos”.

Transmissão em TV aberta e por assinatura e nas redes sociais – As quatro provas das duas etapas de Santa Cruz do Sul serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura.

Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Sábado (12 de março)

12h40 – Largada Corrida 1

13h13 – Largada Corrida 2

Domingo (13 de março)

13h55 – Largada Corrida 1

14h28 – Largada Corrida 2

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn