Mercedes-Benz

Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol debate veículos a hidrogênio no País

Tecnologias de propulsão a hidrogênio, células, veículos elétricos a hidrogênio e elétricos a etanol são destaques do simpósio online, 28 de abril das 9 às 16h

- Scania 65 anos

Alto conteúdo técnico sobre tecnologias a célula a combustível para aplicação veicular, carros movidos a célula a combustível comercializados no mundo e seu desenvolvimento no Brasil, inovação em sistemas de propulsão híbridos e combustíveis alternativos, e como o hidrogênio pode abastecer motores a combustão são alguns dos temas da pauta do Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol, nesta quinta-feira 28 de abril, com acesso online.

“Todos os países desenvolvidos já definiram estratégias de descarbonização da mobilidade pelo do uso do Hidrogênio Verde. A SAE BRASIL abraçou essa tendência e foi a primeira a criar um Programa Estudantil com veículos movidos a Hidrogênio e inova mais uma vez com o Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol”, destaca Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Monica Saraiva Panik, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL e coordenadora do simpósio, defende a necessidade urgente da discussão de alternativas para limitar o aquecimento global e evitar impactos climáticos severos que alavancaram uma onda global de descarbonização com substituição gradual de combustíveis fósseis por combustíveis a partir de energia renovável e biocombustíveis.

“No Brasil, a eletrificação parece enfrentar concorrência com os biocombustíveis, mas o hidrogênio pode combinar as duas rotas”, diz Monica. Para ela o sonho brasileiro de ter um veículo elétrico a hidrogênio movido a etanol pode virar realidade, daí a importância do debate sobre como seria esse sistema.

O Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol apresentará casos em que se destacam os desafios para a engenharia automotiva, com três estudos para um caminhão a hidrogênio elétrico-etanol, além outros casos para aplicação do hidrogênio na mobilidade brasileira.

Fecha a programação mesa-redonda com os membros da mentoria da Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL e outros especialistas dos setores automotivo, de biocombustível, elétrico e gases industriais, atuantes em instituições públicas e privadas, incluindo indústria, agências regulatórias e academia.

Simpósio SAE BRASIL Challenge H2 Truck elétrico-etanol

28 de abril de 2022 – Online, das 9h às 16h

Inscrições gratuitas https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2312

PROGRAMAÇÃO

9h – Introdução – Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL

9h10 – Programa Combustível do Futuro – Pietro Mendes, secretário-adjunto da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME (Ministério de Minas e Energia);

9h20 – Motivação – Monica Saraiva Panik, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE BRASIL

9h30 – TECNOLOGIAS DE PROPULSÃO A HIDROGÊNIO

Case 1 Célula PEM (Proton Exchange Membrane) – Silvano Pozzi, diretor de Gerenciamento de Linha de Produto e Estratégia de Produto da Ballard;

Case 2 Célula SOFC (Solid Oxide Fuel Cell) – Fábio Coral Fonseca, gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares);

Case 3 Uso do H2 em Motores a Combustão – Thomas Guentert, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL.

10h15 – VEÍCULO ELÉTRICO A HIDROGÊNIO

Case 1 Roland Dold, gerente sênior na Daimler AG Truck;

Case 2 Gustavo Noronha, gerente de Certificação de Veículos e Assuntos Regulatórios da Toyota do Brasil.

10h45 – VEÍCULO ELÉTRICO A ETANOL

Case 1 Ricardo Abe, gerente de Engenharia de Produtos Sênior da Nissan

Case 2 André Trintini, gerente de Certificação de Veículos e Assuntos Regulatórios da Volkswagen.

11h15 – NACIONALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

Case 1 Ônibus Brasileiro a Hidrogênio – Sidney Gonçalves, sócio da Trendtech Engenharia;

Case 2 Programa MIT do Ministério da Economia – Erwin Franieck, diretor-presidente SAE4Mobility

11h45/ 13h PAUSA

13h – PROPOSTA TÉCNICA PARA O CAMINHÃO A HIDROGÊNIO ELÉTRICO ETANOL – MADE IN BRASIL

Case 1 H2 Truck SOFC – Fábio Coral Fonseca gerente do Centro de Células a Combustível e Hidrogênio do IPEN e Eustáquio Sirolli, diretor de Desenvolvimento na Foton Aumark do Brasil;

Case 2 H2 Truck ICE – Thomas Guentert, gerente de Desenvolvimento de Negócios AVL

Case 3 H2 Truck PEM – Silvano Pozzi (Ballard), Sidney Gonçalves (Trendtech), Daniel Bueno Lima (Embraer)

H2 Truck Design – Ronaldo Lopes, designer sênior da Mercedes-Benz do Brasil

Case 4 H2 Plano de implementação de reformadores de etanol estacionários em postos de combustível – Daniel Lopes, diretor da Hytron.

14h30 – MESA REDONDA – Moderadora: Monica Saraiva Panik

15:30 – ENCERRAMENTO

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
ZF Construindo o futuro com tecnologia

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação

ZF Construindo o futuro com tecnologia