sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo apresenta na Europa caminhão com células de combustível a hidrogênio, com zero emissões

Volvo começa a testar caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Tecnologia permite gerar eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água.

Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks já oferece na Europa e Estados Unidos caminhões elétricos a bateria.

- Publicidade -

E até o fim desta década mais uma opção neutra em CO2 estará disponível: caminhões elétricos a célula de combustível movidas a hidrogênio.

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

- Publicidade -

Os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo.

Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.

“Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas,” diz Roger Alm.

- Publicidade -

Eletricidade gerada a bordo – Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

Células de combustível Cellcentric – As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG.

A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Hidrogênio verde – A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente.

Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde* em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

“Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, finaliza Roger Alm.

*O hidrogênio verde é produzido usando fontes de energia renováveis, como eólica, hidroelétrica e solar.

Vídeo – Volvo apresenta caminhão com células de combustível (conteúdo em inglês) https://youtu.be/nmzfmn898J0

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança