terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

BMW Group leva realidade aumentada para a produção de motocicletas em Manaus

Fábrica do BMW Group em Manaus adota uso de óculos de Realidade Aumentada (RA) para treinamento e apoio remoto

Única fábrica fora da Alemanha dedicada, exclusivamente, à produção de motos BMW Motorrad, a unidade do BMW Group em Manaus adotou o uso de óculos de Realidade Aumentada (RA) para otimização de treinamentos e apoio remoto.

Com essa tecnologia, cujo projeto ainda está em fase de implantação, o BMW Group espera antecipar demandas e seguir com os planos globais de iFactory, ancorados nos pilares de digitalização, meio ambiente e efetividade.

O treinamento para produção de novos modelos e processos locais por meio de Realidade Aumentada deve se integrar à programação da fábrica a partir de novembro deste ano, trazendo maior praticidade e interatividade.

Os óculos permitem que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala, de maneira que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados de forma mais flexível e econômica.

A tecnologia permite que os treinamentos sejam feitos sem um modelo real, antecipando futuros projetos.

Na prática, os oito modelos de motos presentes no portfólio da Planta Manaus — BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS — e os que ainda estão por vir terão sua produção beneficiada por essa tecnologia.

O segundo pilar do projeto é o apoio remoto, em tempo real e mútuo na resolução de problemas e dúvidas sobre produção, diretamente com suporte do time da Alemanha, com maior facilidade, interação e diminuição do tempo de análise e contato.

Sem a Realidade Aumentada (RA), a resolução convencional de um problema ou dúvida exige um registro em fotografia ou vídeo, seguido do compartilhamento com os detalhes descritos.

Com o uso dos óculos, no entanto, a situação muda de figura, pois o usuário do equipamento tem liberdade para apresentar a situação sob seu ponto de vista, em tempo real e com as mãos livres para descrevê-la da forma mais clara possível.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn