terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

VWCO inicia projeto-piloto de IoT para gestão eficiente do pátio de veículos

Objetivo é incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, melhorando os processos logísticos e o fluxo de produção.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, lança um projeto-piloto em sua fábrica em Resende (RJ), utilizando tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para otimizar a gestão do pátio de veículos. O objetivo é incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, melhorando os processos logísticos e o fluxo de produção.

- Publicidade -

Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO, destaca que a estratégia de manufatura da empresa está focada na digitalização da fábrica. O projeto-piloto visa consolidar estudos de iniciativas que possam aumentar a agilidade na produção de caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando a produtividade.

O projeto contempla a implementação de um sistema exclusivo de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos veículos em produção, em tempo real, entre a linha de produção e os pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen para atender à dimensão de sua operação. O alcance da nova tecnologia será quatro vezes superior, com uma infraestrutura reduzida a menos de 10% do necessário anteriormente.

Dispositivos nacionais chamados TaggenBeacons são monitorados por antenas parametrizadas (Taggengateways) para operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen, permitindo que os profissionais da montadora mapeiem rapidamente a posição dos veículos a qualquer momento e de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, destaca a importância da parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma empresa líder de mercado que investe em inovações da Indústria 4.0 e IoT. O projeto, apoiado pelo convênio com a Embrapii através da linha Rota2030, visa proporcionar agilidade, eficiência e redução de tempo à VWCO.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança