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Curitiba inicia testes com caminhão elétrico Volvo na coleta de lixo

A iniciativa visa reduzir as emissões de CO2 e ruídos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba iniciou um teste com um caminhão elétrico Volvo FM Electric, operado pela empresa Cavo, para avaliar a redução das emissões de CO2 e o impacto ambiental da coleta de resíduos na cidade.

Curitiba deu um passo significativo em direção à sustentabilidade com o início dos testes de um caminhão elétrico Volvo FM Electric 4×2 rígido na coleta de resíduos urbanos. Operado pela Cavo, empresa do grupo Estre, o teste terá duração de três meses e avaliará o desempenho e a viabilidade do veículo na frota de serviços da cidade.

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O Volvo FM Electric é equipado com dois motores elétricos que juntos geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh, proporcionando uma autonomia de até 150 quilômetros. Implementado com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, o caminhão receberá recarga elétrica diária no pátio da Cavo após cada jornada.

Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo, destacou os benefícios ambientais do uso de caminhões elétricos na coleta de resíduos. “Comparado a um caminhão a diesel que roda cerca de 50 mil quilômetros por ano, um caminhão elétrico evita o consumo de aproximadamente 20 mil litros de combustível e a emissão de 60 toneladas de CO₂,” afirmou Mildenberg. Ele também ressaltou o baixo ruído dos caminhões elétricos, que contribui para o conforto e a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Embora produzido na Suécia, grande parte do projeto mecânico, elétrico e hidráulico do Volvo FM Electric foi desenvolvida pelos engenheiros da marca no Brasil. O caminhão é adaptado para facilitar a instalação de implementos, como compactadores, e é totalmente preparado de fábrica para o segmento de transporte de resíduos urbanos, atendendo às normas NR34.

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O Volvo FM Electric é equipado com diversas tecnologias de segurança, como sistema de câmera de monitoramento traseiro, detecção de pedestres e ciclistas, airbag, controle de estabilidade e tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de LED.

O caminhão também conta com o sistema Avas (alerta sonoro), que emite sons discretos para alertar pedestres da presença do veículo.

A Volvo está comprometida em reduzir em 50% as emissões de CO₂ de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A empresa está avançando em três frentes distintas: motores a combustão que utilizam combustíveis renováveis, veículos 100% elétricos e veículos elétricos a célula de hidrogênio. Líder em caminhões elétricos pesados na Europa, a Volvo começou a oferecer esses veículos no Brasil em caráter experimental desde 2023.

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O teste do caminhão elétrico Volvo FM Electric em Curitiba representa um avanço significativo na busca por soluções sustentáveis para a coleta de resíduos urbanos. Com a redução das emissões de CO₂ e ruídos, a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade e demonstra o potencial das tecnologias de eletrificação no setor de transporte pesado.

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