quarta-feira, 24 julho , 2024
28 C
Recife

FENATRAN vai debater as práticas de ESG no setor de transportes

Pesquisa da Amcham revela que 71% das corporações no Brasil integram práticas de ESG, enquanto FENATRAN destaca a importância da sustentabilidade no setor de transporte.

A adesão à agenda ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) está crescendo entre as empresas brasileiras, conforme aponta uma pesquisa recente da Amcham, que revela que 71% das empresas já implementam essas práticas. A FENATRAN 2024, maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, será palco de debates e exemplos sobre a implementação dessas estratégias.

A adesão à agenda ESG está em alta no Brasil, com uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) indicando que 71% das empresas entrevistadas estão adotando estratégias de ESG, sendo 45% em níveis iniciais e 26% em níveis avançados. A agenda ESG, que abrange meio ambiente, responsabilidade social e governança, visa promover a sustentabilidade e boas práticas de gestão nos negócios.

- Publicidade -

As empresas que aderem ao ESG comprometem-se a preservar o meio ambiente, promover diversidade e adotar gestões mais transparentes e éticas. Essas práticas reduzem riscos, fortalecem a reputação, aumentam a eficiência operacional e atraem mais investimentos.

A FENATRAN 2024, principal feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, destacará a importância do ESG no 7º Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística. O evento, realizado pela OTM Editora, acontecerá em 6 de novembro, durante a feira que ocorre de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo. Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN, enfatiza a relevância do tema e a participação de grandes players do mercado que compartilharão casos práticos de implementação de ESG.

Expositores com foco na sustentabilidade – A PUIK, expositora na FENATRAN, promove ações de diversidade e inclusão, oferecendo vagas para mulheres, candidatos com mais de 50 anos e pessoas com deficiência (PcD). A Sumitomo Rubber do Brasil, proprietária da marca Dunlop Pneus, implementou a economia circular em suas operações, eliminando o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários. A empresa também colabora com a Reciclanip na logística reversa de pneus, contribuindo para a produção de asfalto-borracha, que é mais sustentável e durável.

- Publicidade -

ESG e equidade na DAF – A DAF Brasil, fabricante de caminhões, adota políticas de diversidade e inclusão desde 2017. Com 33% de seu time composto por mulheres e 32% em cargos de liderança, a empresa se destaca pela equidade de gênero. A DAF também investe em tecnologias sustentáveis e sistemas regenerativos de energia, além de utilizar biocombustíveis para reduzir emissões de CO2. A empresa possui certificações ISO 14001 e ISO 9001, garantindo gestão ambiental e qualidade.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão