sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Antes de viajar não descuide da iluminação em seu veículo

Indícios de que a lâmpada está cansada e pode queimar são o escurecimento do bulbo e a diminuição da capacidade de iluminação

- Publicidade -

As férias de verão se aproximam, chegou a hora de planejar aquela viagem tão sonhada e, muito importante, agendar uma boa revisão no carro.

Muitos motoristas apreciam viajar de noite porque o tráfego é menos intenso e a temperatura típica da estação permanece mais agradável no período noturno.

O sistema de iluminação está entre os itens de segurança que requerem bastante atenção, lembra a Osram.

Afinal, uma lâmpada de farol, de lanterna ou de sinalização queimada pode estragar a viagem de lazer, além de trazer o prejuízo adicional de uma multa. Sem contar o alto potencial de provocar acidentes de trânsito.

- Publicidade -

A vida útil das lâmpadas depende de vários fatores, entre eles vibrações provocadas por buracos ou pisos irregulares, umidade e problemas elétricos do veículo.

Indícios de que a lâmpada está cansada e pode queimar são o escurecimento do bulbo e a diminuição da capacidade de iluminação.

Convém, então, providenciar a troca preventiva para preservar a visão noturna, diminuindo os riscos para a segurança viária.

Se apenas uma lâmpada de farol queimar, é recomendável que se troque a outra simultaneamente. Além da diferença de iluminação entre uma lâmpada nova e a remanescente, esta poderá apagar sem aviso prévio.

A substituição parece simples, mas exige cuidados. Não toque com os dedos o bulbo de uma lâmpada halógena, porque o suor das mãos provoca microfissuras no vidro.

- Publicidade -

Uma mancha alaranjada indica contaminação. Umedeça um pano limpo com álcool e passe-o sobre o bulbo para não comprometer a durabilidade da peça nova.

A recomendação da Osram é, sempre que possível, manusear qualquer lâmpada usando um par bem limpo de luvas de tecido.

Evita-se, dessa forma, manchar a superfície de vidro com gordura existente em dedos e mãos. O calor gerado pela lâmpada termina por carbonizar a gordura, diminuindo a eficiência de iluminação.

Prevenir também vale: um jogo de lâmpadas de reserva guardado no porta-luvas nunca é demais. E, por fim, evite que as crianças tenham acesso a elas para evitar acidentes ou quebras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança