quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Motor do Prisma 1.4 é destaque entre os motores nacionais

O motor Econo.Flex 1.4 que equipa o Chevrolet Prisma foi eleito pelo júri escolhido pela revista Autoesporte como o Melhor Motor Nacional 2007, com 43,50 pontos, em uma escala de 0 a 50, coroando o sucesso de mais um grande lançamento da linha Chevrolet no mercado brasileiro.

- Publicidade -

O prêmio foi concedido à GM do Brasil em cerimônia realizada ontem (21/11), em São Paulo.

O motor foi escolhido por um júri especializado no tema, que contou com jornalistas e engenheiros indicados por entidades renomadas, como a Associação de Engenharia Automotiva (AEA) e a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, destaca que a empresa não tem medido esforços e investindo significativamente no País, para continuar oferecendo aos consumidores os melhores veículos do mercado: “Temos a convicção de que oferecemos ao mercado a melhor e mais completa linha de veículos. Este prêmio estimula a continuidade em aprimorar nossos produtos, em atendimento aos mais exigentes consumidores”.

Econo.Flex, o motor 1.4 litro – “O motor Econo.Flex 1.4 é o mais recente resultado da GM Powertrain, que tinha como desafio principal desenvolver um propulsor com a tecnologia bicombustível que permitisse ao veículo com ele equipado, um excelente desempenho aliado à eficiência na economia de combustível”, comenta Adhemar Nicolini, o diretor Geral da GM Powertrain LAAM – responsável por esta divisão nas regiões da América Latina, África e Oriente Médio e que comanda duas fábricas de motores e uma de transmissões no Brasil e uma de motores em Rosário, na Argentina.

- Publicidade -

O Prisma é o primeiro modelo da linha Chevrolet a utilizar um motor acima de 1.0 litro com a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression), que oferece um excelente rendimento volumétrico graças à sua elevada taxa de compressão de 12,4:1, otimizada para ser utilizada tanto com álcool quanto com gasolina.

O ‘VHC’ vinha sendo utilizado nos últimos anos nos modelos Celta, Classic e Corsa, exclusivamente nos motores 1.0.

Graças a esta tecnologia e aprimoramentos realizados no motor da ‘Família I’, o Econo.Flex 1.4 proporciona uma impressionante potência de 97 cavalos com a utilização do combustível álcool e 89 cv no uso da gasolina.

Em ambas as situações a potência máxima é obtida a 6.200 rpm (rotações por minuto).

O torque máximo líquido com álcool é de 12,9 mkgf (127 Nm) a 3.200 rpm, enquanto com gasolina é de 12,4 mkgf (122 Nm) a 3.200 rpm.

- Publicidade -

A potência do motor do Prisma é, simplesmente, a maior dentre todos os motores 1.4 existentes no mercado e também supera alguns modelos com motores de cilindrada superior.

GM Powertrain – A produção do motor Econo.Flex 1.4 é feita na fábrica da GM Powertrain, no Complexo Industrial da GM do Brasil, em São José dos Campos – SP.

As operações com a primeira fábrica de motores em São José dos Campos, que foi inaugurada em 1958, já alcançaram a marca histórica de 16 milhões de unidades ‘powertrain’ produzidas.

Destes números, cerca de 12 milhões foram de motores e 4 milhões de transmissões.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais