sábado, 11 maio , 2024
28 C
Recife

Nova tecnologia associa Diesel e GNV

Para os empresários do ramo de transporte, o combustível representa um custo significativo e toda alternativa para garantir economia é bem vista pelo segmento.

- Publicidade -

A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS) apresentou aos empresários uma nova tecnologia, a Flex Diesel-Gás, que converte motores movidos a óleo diesel para o funcionamento associado ao gás natural, que possibilita o uso de até 90% de GNV (Gás Natural Veicular) em ônibus, micro-ônibus, caminhões movidos a óleo diesel, além de motores estacionários (fixos).

O presidente da Associação de Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (Assetur), Emerson Delmondes, afirma que os empresários estão bastante interessados, mas sempre com muita cautela “Precisamos analisar a real economia final.

Havendo uma redução, é claro que os empresários irão aderir a esta tecnologia, pois no final quem ganha também é a população, com a possível diminuição no valor do vale-transporte”, disse.

Outra vantagem é a ecológica: o veículo reduz em até 80% a emissão de material particulado (fumaça) e 30% de dióxido de carbono (CO2 – gás de efeito estufa).

- Publicidade -

A nova tecnologia foi desenvolvida pela empresa Civic Corp BR Ltda, filial da neo-zelandeza da DieselGas.

“Não podemos deixar de ressaltar a melhora na qualidade do ar, baixando os índices de poluição. Isto hoje em dia é muito importante”, ressaltou o diretor de tecnologia da empresa Civic Corp BR Ltda, Ivan Dayller, durante a apresentação.

Segundo Dayller, o gás natural é uma fonte de energia disponível e com preço competitivo, por isso é um combustível muito atraente.

“O País possui reversas de gás natural ainda inexploradas, sendo que ainda há muito que avançar neste setor”, disse. Ele completa dizendo que o empresário não precisa se preocupar com a falta do GNV: “Onde não houver este combustível, o veículo poderá utilizar o diesel, pois com esta tecnologia há o uso simultâneo dos dois combustíveis”.

O sistema Flex Diesel-Gás é uma tecnologia que permite
uma economia de até 30% em relação ao diesel.

- Publicidade -

Para que os empresários do Estado conheçam ainda mais a tecnologia Flex Diesel-Gás, a MSGÁS assinou um termo de cooperação técnica onde a Civic Corp BR Ltda disponibiliza um micro-ônibus movido a Diesel-GNV para ser utilizado por dois meses no Estado, neste período representantes das empresas poderão agendar o uso do micro-ônibus e experimentar na prática a nova tecnologia.

Segundo o presidente da MSGÁS, Maurício Arruda, a intenção é diversificar o uso do combustível em Mato Grosso do Sul e possibilitar o acesso aos empresários à novas tecnologias.

“O Flex Diesel Gás traz além de muitos benefícios econômicos, pois é o de mais baixo custo dentre os combustíveis, também vantagens ecológicas e maior vida útil do motor, o que reduz os gastos com manutenção”, ressaltou.

O diretor operacional da Viação São Francisco, Ângelo Possari, afirmou que pretende utilizar este micro-ônibus em alguma viagem intermunicipal.

“Queremos ver na prática o desempenho e o gasto deste veículo, para quem sabe utilizarmos da tecnologia comprovada”, esclareceu.

Hoje, no País, são mais 30 veículos rodando com esta tecnologia, mas ainda todos estão em testes.

“Mato Grosso do Sul poderá ser o Estado chave para a introdução do gás natural nos veículos a diesel”, ressaltou o diretor de tecnologia da empresa Civic Corp BR Ltda, Ivan Dayller.

Fonte: Assessoria de Comunicação MSGás

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais