domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Nova tecnologia ótica para sinalização horizontal

A combinação de dois elementos retrorefletivos resulta em uma visualização superior em quaisquer condições climáticas, inclusive na chuva

- Publicidade -

A 3M do Brasil apresenta uma nova tecnologia para a sinalização horizontal de rodovias e cidades, que confere máxima visibilidade nas mais adversas condições climáticas.

Recém lançada nos Estados Unidos, a tecnologia All Weather faz uso de microelementos óticos elaborados para uma maior retroreflexão da luz, tanto na pista seca como molhada.

O elemento ótico desenvolvido é uma microcerâmica cristalina, com alto índice de refração da luz, especialmente nos casos em que a superfície está recoberta por água, como o que acontece nas pistas em dias chuvosos.

Estes elementos cerâmicos ajudam a aumentar a visibilidade a longas distâncias, retornando um feixe de luz muito mais próximo ao seu emissor, no caso, na direção dos faróis do automóveis.

- Publicidade -

Além da visibilidade a uma distância maior, o elemento é mais resistente ao atrito e ao impacto dos pneus.

São dois produtos que fazem uso da nova tecnologia ótica.

O primeiro é o 3M All Weather Paint, uma tinta de alta espessura, a base d’água e ecologicamente correta, indicada para demarcação de pavimento que, combinada com o elemento ótico cerâmico da 3M, (além das microesferas tradicionais de vidro) melhoram a visilibilidade da tinta, especialmente nas faixas de cor amarela.

A 3M All Weather Paint também está disponível na cor branca.

O segundo produto é a Stamark 380WR ES, uma fita elastoplástica pré-adesivada que recebe as microesferas cristalinas.

- Publicidade -

Oferece alto desempenho e utiliza um sistema óptico de tecnologia avançada, que proporciona alta refletividade, tanto durante o dia quanto à noite, com ou sem chuva. Fornecida em rolos auto-adesivados, proporciona grande produtividade.

Está disponível nas cores amarelo e branco, assim como em símbolos pré-cortados sob encomenda. É indicada para marcações permanentes.

“A nossa missão é oferecer produtos para que motorista possa guiar com segurança em qualquer via, em qualquer condição climática e a qualquer hora do dia ou da noite”, afirma Alberto Gadioli, gerente de marketing e vendas da divisão de sistemas para segurança viária da empresa.

Todos os produtos com a tecnologia All Weather, da 3M, contribuem para a diminuição da ocorrência de problemas comuns dos atuais sistemas de sinalização horizontal, como a fácil perda de brilho, durabilidade e a conseqüente necessidade de repintura.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança