sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Carro voador poderá estar no mercado em 2010

Filmes de ficção científica e desenhos animados estão repletos de carros voadores. Mas, nesse campo, a realidade tem sido decepcionante e os fabricantes de pneus parecem poder dormir tranqüilos, com seu mercado garantido ainda por vários anos. Os cobradores de pedágio – que volta e meio também tapam alguns buracos – também parecem ter receita garantida por muito tempo.

- Publicidade -

Mas não se depender do engenheiro israelense Rafi Yoeli. Ainda sem uma tecnologia de levitação magnética ou algo do tipo ao seu alcance, ele resolveu ser mais simples e criou seu carro voador utilizando o mesmo princípio de funcionamento dos helicópteros.

Graças à sua praticidade, Yoeli afirma que seu carro voador estará à venda em 2010. O projeto é tão promissor que sua pequena empresa, a Urban Aeronautics, já está na mira da poderosa Bell Helicopter.

Os helicópteros são excelentes, mas aqueles enormes rotores expostos não os tornam adequados para uso urbano. É daí que vem o nome da empresa de Yoeli, que propõe a criação de uma aeronáutica urbana.

Tecnicamente o novo carro voador é um helicóptero com as asas escondidas – lembrando que aquilo que comumente se chama de hélice nos helicópteros é na verdade uma asa rotativa.

- Publicidade -

O carro-voador-helicóptero de Yoeli ainda está na fase de protótipo, não tendo sequer feito um vôo real. Mas ele prevê que, quando pronto, seu veículo poderá decolar verticalmente, voar a velocidades acima de 200 quilômetro por hora e em altitudes de até 3.500 metros.

Por que ninguém pensou nisso antes? Talvez muita gente já tenha pensado, mas a simplicidade muitas vezes mina a fé dos inventores. Outras empresas já tiveram idéias bem mais complexas e até agora não decolaram (Veja links abaixo no quadro Para navegar).

A idéia de Yoeli também tem seus problemas. Como o diâmetro dos rotores é muito pequeno, seu carro voador gastará 50% mais combustível do que um helicóptero que carregue a mesma carga.

2010 não está tão longe. É esperar para ver. De preferência, sentado em uma espreguiçadeira e olhando prá cima.

Fonte: Inovação Tecnológica

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança