domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

SKF investe R$ 15 milhões e bate recorde na produção

Aumento da capacidade produtiva alavanca marca histórica de 18,7 milhões de rolamentos produzidos no Brasil em 2006

A SKF, líder mundial na produção de rolamentos e soluções industriais, anuncia investimentos de R$ 15 milhões no Brasil. O aporte, realizado nos dois últimos anos, foi direcionado para a construção de três canais de produção de rolamentos para veículos leves.

- Publicidade -

Com a expansão da companhia e aumento da capacidade produtiva, a SKF do Brasil conseguiu registrar recorde na produção de rolamentos em 2006. A indústria de origem sueca produziu mais de 18,7 milhões de peças na fábrica de Cajamar (SP), consolidando crescimento histórico de 28% em relação a 2005, quando a empresa chegou a fabricar 14,6 milhões de rolamentos.

Para Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil, algumas ações desencadeadas em 2006 foram decisivas para este importante resultado.

“No ano passado nós inauguramos um canal de produção para a fabricação de rolamentos de suspensão, firmamos contratos para o abastecimento de plataformas globais das montadoras e exportamos rolamentos para mercados importantes, como EUA, Europa e Ásia”.

- Publicidade -

Do total produzido pela fábrica da SKF, 80% foi destinado ao abastecimento local das montadoras e os 20% restantes exportados para mercados estratégicos, como Estados Unidos e América Latina. A planta brasileira da SKF produz localmente cinco tipos de rolamentos: rolos cônicos, cubo de roda esférico, cubo de roda de rolo cônico, de suspensão e com sensores ABS.

Para atender toda esta demanda, a planta de Cajamar está operando a pleno vapor. Todos os quatro turnos da produção operam em período integral. O índice de ocupação da fábrica alcançou a marca de 75% neste mês de dezembro.

Além do crescimento contínuo da produção (ver tabela abaixo), a unidade brasileira da SKF é referência global de melhores práticas em processos de manufatura industrial, índices de produtividade e qualidade, acidentes de trabalho, matéria-prima, produção de rolamentos para veículos leves, programa de multifuncionalidade e operação contínua maior.

- Publicidade -

Exclusividade brasileira – Depois de construir um canal para a fabricação de rolamentos de rolos cônicos (utilizados em caixas de câmbio e rodas) em 2005 e outro para a produção de rolamentos de suspensão em 2006, a SKF concluiu as obras do último canal contemplado no projeto e o inaugura oficialmente neste mês.

A nova plataforma, que terá capacidade de gerar quatro milhões de unidades ao ano, será dedicada para a exportação de 17 tipos de rolamentos de rolos cônicos. Esta linha será fabricada com exclusividade no Brasil e vai abastecer toda a família Palio (Fiat) na Itália e duas plataformas da General Motors nos Estados Unidos.

“O projeto fortalece a posição da unidade brasileira como fornecedora global dos clientes da SKF. Ter sido escolhido para fabricar o produto no país é uma demonstração de confiança do grupo na qualidade da planta industrial brasileira”, revela Amadeo Comin, diretor industrial da SKF do Brasil.

O novo canal deve operar com plena capacidade no próximo ano, chegando a produzir mais de 3 milhões de rolamentos. “Somente esta plataforma produtiva deve representar 7% do total fabricado no país”, finaliza o executivo.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão