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Filtros requerem cuidados especiais

Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor.

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Os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine garantem o perfeito funcionamento do veículo.

Quando em bom estado de conservação, ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo.

Filtro de ar – O filtro de ar tem a função de separar e limpar as partículas como poeira, poluentes e umidade contidas no ar aspirado pelo motor.

O filtro em boas condições evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor e o aumento do consumo de combustível.

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A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo.

O período de troca pode sofrer alterações conforme o ambiente no qual o carro é utilizado – em estradas de terra ou centros urbanos com alto índice de poluição, por exemplo, deve-se fazer a manutenção antes do prazo sugerido pela montadora.

Filtro de óleo – Por estar em contato direto com partículas metálicas que se desprendem devido à fricção das peças, do óleo carbonizado e das partículas de fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo deve ser substituído conforme intervalo indicado no manual do fabricante.

A utilização do filtro de óleo por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como o desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível.

Filtro de combustível – O combustível de má qualidade é um dos principais itens que interfere diretamente na vida útil e na eficiência do filtro.

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Por este fator, a Bosch recomenda que a troca seja realizada nos intervalos indicados pela montadora para evitar danos ao motor e falhas no fornecimento de combustível.

O filtro dentro das especificações técnicas adequadas, além de assegurar o bom desempenho do veículo, também protege o sistema de injeção, diminui ao nível de emissões e o consumo de combustível.

A substituição deve ser feita em uma oficina especializada, pois requer equipamentos adequados e profissionais qualificados.

Filtro de cabine – O filtro de cabine tem a função de purificar o ar aspirado para o interior do carro. Devido ao aumento da concentração de poluentes na atmosfera – principalmente em grandes centros urbanos – o filtro tornou-se um item essencial nos veículos, pois impede a entrada de partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias para interior da cabine.

Os filtros com tecnologia de carvão ativado impedem até mesmo a passagem de gases tóxicos.

Para evitar possíveis complicações respiratórias – principalmente nos ocupantes do carro que passam horas no trânsito – as montadoras recomendam que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez por ano.

A Bosch disponibiliza para o mercado uma linha completa de filtros de óleo, combustível, ar e cabine – são mais de 800 filtros para diversas aplicações e veículos.

Os produtos podem ser encontrados na rede revendedora ou nas oficinas autorizadas Bosch Car e Truck Service.

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Manutenção preventiva dos filtros para motocicletas aumenta a vida útil do motor e reduz a emissão de poluentes

Essencial para a durabilidade da motocicleta, o filtro do ar tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão

Assim como os veículos automotores, as motocicletas também são equipadas com filtros do ar, óleo e combustível.

Com uma frota nacional de aproximadamente 7 milhões de motocicletas e uma circulação diária de cerca de 506 mil motocicletas, somente na cidade de São Paulo, a MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, orienta sobre a correta instalação e manutenção dos filtros para garantir o bom funcionamento do motor.

Essencial para a durabilidade da motocicleta, o filtro do ar tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão.

Sem esse filtro, o consumo de combustível do veículo aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis (pistões, anéis, bielas, cilindros, virabrequim, etc.).

Para o bom desempenho das motocicletas outro fator importante é a qualidade do combustível utilizado. Atuando na retenção de sujeiras encontradas na gasolina, o filtro de combustível evita o entupimento da agulha de injeção, responsável pelo transporte do combustível para o motor, carburadores e bicos injetores.

Para as motos com injeção eletrônica ocasiona, além dos problemas acima, a queima da bomba de combustível. Uma motocicleta sem este filtro fica vulnerável aos contaminantes presentes nos combustíveis, podendo comprometer o sistema de injeção/alimentação da mesma.

O filtro do óleo, por sua vez, impede a circulação do óleo contaminado e das partículas metálicas que são desprendidas pelo atrito entre as peças.

Dessa forma, a correta manutenção do filtro do óleo contribui para o aumento da vida útil do motor. A troca desse filtro deve ser realizada toda vez que se trocar o óleo lubrificante. Caso contrário, a durabilidade do óleo novo pode ser reduzida em até 30%.

Todas as motocicletas com mais de 250 cilindradas são equipadas em sua fabricação com filtros do ar, óleo e combustível. Motocicletas com menor cilindrada contam somente com filtros do ar e combustível e, às vezes, com filtro do óleo lavável.

Troca dos filtros – A MANN+HUMMEL recomenda a troca dos filtros ao invés da sua limpeza. Nos filtros do ar, por exemplo, a limpeza com jatos de ar pode causar o rompimento do papel, permitindo a passagem de ar sujo para a câmara de combustão, aumentando o consumo de combustível, contaminando o óleo e desgastando as partes móveis do motor, o que diminui sua vida útil.

Retirar o filtro de ar das motos e rodar sem ele ocasiona danos para a motocicleta e para o ambiente, tais como a destruição prematura do motor, aumento do ruído emitido (poluição sonora), além do condutor, em alguns casos, sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, dependendo da descaracterização do veículo.

A substituição dos filtros deve ser realizada de acordo com as recomendações do fabricante, estipuladas no manual do veículo e de acordo com o Departamento de Nacional de Trânsito (DENATRAN).

“A prática da manutenção preventiva e o constante cuidado são ações que impedem o desgaste precoce do motor e melhoram o desempenho da motocicleta. Realizar a troca dos filtros do ar, óleo e combustível, respeitando os prazos indicados pela montadora, ajuda a economizar tempo e dinheiro”, explica Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL.

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