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Nacionalização do ABS completa um ano com taxa de instalação crescente no Brasil

Fruto de um investimento de R$25 milhões realizado pela Robert Bosch no ano passado, a fábrica de ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem – completa um ano de produção do primeiro ABS feito na América do Sul.

“Consideramos a nacionalização do ABS um passo importante que vem contribuindo para difundir no Brasil os benefícios deste sistema de segurança veicular ativa, já utilizado em larga escala em vários países”, afirma Bernd Schemer, vice-presidente da unidade Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

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No Brasil, a taxa de instalação ainda é baixa, porém, crescente. De acordo com pesquisa realizada pela Bosch, 15% de todos os veículos novos licenciados no Brasil, no período de janeiro a dezembro de 2007, tinham freios ABS – um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao número apurado no mesmo período de 2006 (13%). Em 2003 essa taxa era de apenas 6%.

“O aumento de 2 pontos percentuais associado ao forte crescimento da venda de veículos no Brasil em 2007 significa um volume adicional de 100 mil carros com ABS no mercado” analisa Carlo Gibran, gerente de Marketing da unidade Chassis Systems Control na América Latina. Uma pesquisa recente do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária confirma esta tendência. A pesquisa indica que o percentual de modelos que oferecem o ABS como item de série ou opcional aumentou de 56% em 2007 para 61% em 2008, um aumento significativo.

A pesquisa realizada pela Bosch mostra que o maior crescimento na taxa de instalação do ABS é verificado no segmento de veículos compactos (hatches e médios), que atingiu 48% em 2007 contra 42% em 2006.

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Nos segmentos de sedãs grandes, premium e luxo o ABS já se tornou um equipamento de segurança essencial para todos os novos veículos.

Em contraste com este crescimento está o segmento de veículos pequenos e populares: apesar de representarem cerca de 82% das vendas de automóveis no Brasil, apenas 3% estavam equipados com ABS em 2007.

“A baixa taxa de instalação no segmento de veículos pequenos e populares ainda é desapontador. A pesquisa do Cesvi indica que 39% dos modelos nestes segmentos ainda não oferecem o ABS aos consumidores.“ afirma Gibran.

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Taxa de instalação de ABS em outros países – O ABS é a tecnologia pioneira em segurança ativa. Ele foi lançado em 1978 pela Bosch e desde então se tornou um sistema de segurança básico nos automóveis em todo o mundo.

Em 2007, 76% da produção mundial de automóveis tinha o ABS instalado. O ABS já é um item de série em todos os veículos novos na Europa, Estados Unidos e Japão.

Mesmo no mercado emergente Chinês a taxa de instalação do ABS já atingiu 64% dos veículos novos.

Freio ABS – Observe na figura o comportamento de um veículo com freio ABS e outro sem o freio ABS

Como funciona o ABS – O principal objetivo do ABS é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência.

Como resultado, o carro mantém-se manobrável mesmo que o pedal de freio seja acionado até o fim, permitindo que o motorista desvie de obstáculos, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

Na maioria das situações, o ABS proporciona uma redução significativa da distância de parada do veículo.

Testes realizados pela equipe de engenharia da Bosch demonstram que um automóvel de categoria média, a 80 km/h, tem sua distância de parada reduzida em cerca de 20% em asfalto seco e 23% em asfalto molhado, quando comparado à parada proporcionada por um sistema de freio sem ABS.

O ABS, além de outras tecnologias de segurança veicular, estará em exposição no estande da Bosch durante o Congresso SAE 2008, que será realizado de 07 a 09 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo – SP.

Aumenta a taxa de instalação do ESP® na Europa – O número de veículos de passeio equipados com ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade – registrou crescimento de 7% no continente europeu em 2007 e, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 50% da frota total de veículos daquele continente.

Mundialmente, um em cada três veículos novos é equipado com ESP®. “Em 2012 será um em cada dois veículos”, afirma Herbert Hemming, vice-presidente executivo da Divisão de Sistemas de Controle de Chassis da Robert Bosch.

O crescimento do ESP® nos Estados Unidos e Austrália têm contribuído para o aumento mundial do número de veículos equipados com este sistema.

O governo americano já aprovou uma lei que torna o ESP® obrigatório para todos os veículos a partir de setembro de 2011.

Europa – A Bosch apura anualmente a taxa de instalação do ESP® na Europa. Apesar do aumento de 7%, os dados também mostram que a instalação do sistema em carros pequenos continua muito baixa.

Nos cinco maiores mercados europeus (Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido) apenas 17% de todos os novos carros licenciados nesta categoria vêm equipados com ESP®– esses veículos somam 44% de todo o mercado.

A União Européia, representada pela Comissária Vivianne Reding, e a FIA – Federação Internacional de Automobilismo patrocinam a campanha “Choose ESC!”. A iniciativa tem como objetivo informar para convencer cada vez mais motoristas a pedirem pelo ESP® no momento da compra de um veículo novo.

As associações que representam o automobilismo europeu e os especialistas de trânsito são unânimes em apoiar a proposta da Comissão da União Européia em tornar obrigatória a presença do ESP® em todos os novos carros vendidos nos países membros: a partir de 2012 para todos os novos modelos e, a partir de 2014, para todos os novos veículos.

A Bosch, desenvolvedora deste sistema de segurança ativa, tem apoiado a campanha desde seu lançamento, no ano passado.

Estatísticas da Bosch também mostraram que os consumidores que compram ESP® o fazem, na maioria das vezes, porque o equipamento é oferecido como item de série.

Em outras palavras, o número de clientes que compram este sistema como opcional ainda é muito pequeno.

De acordo com a mais recente pesquisa de mercado realizada pela EuroNCAP (Programa de Avaliação dos Novos Carros Europeus), o ESP® é cada vez mais oferecido em veículos pequenos, mas ainda como opcional.

No Brasil, a Bosch realiza uma pesquisa semelhante, neste caso para apurar a taxa de instalação de ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem, tecnologia precursora do ESP®, e que somente agora começa a tornar-se realidade no País.

Os resultados da pesquisa brasileira deverão ser divulgados nos próximos meses.

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