sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Dicas importantes de manutenção preventiva para as férias

Revisão do automóvel garante segurança e tranqüilidade do motorista antes e durante a viagem

- Publicidade -

Com a chegada das férias, viajar de carro requer cuidados extras com a manutenção do veículo. Por isso, a Honda Automóveis recomenda a verificação de alguns itens para garantir uma viagem tranqüila e segura.

O primeiro passo é conferir se a tabela de manutenção preventiva do Manual do Proprietário foi cumprida à risca.

No material, o cliente encontrará os prazos e as quilometragens indicados para as revisões dos itens que asseguram o bom funcionamento mecânico do automóvel, a economia de combustível e as condições adequadas de segurança.

Mesmo que o prazo para a revisão tenha sido excedido sem que o veículo tenha passado por uma verificação, o ideal é que o proprietário do automóvel confira os itens que devem ser vistoriados.

- Publicidade -

Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, refrigeração, ventilação, desgaste e pressão dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas são algumas das verificações realizadas nas revisões da rede.

Cuidados essenciais com o veículo – A Honda alerta também para algumas inspeções simples, que podem ser feitas pelo próprio proprietário, identificando possíveis anomalias entre o intervalo das revisões.

Verificar, por exemplo, o nível do óleo antes de sair de casa é uma regra a ser seguida. Para isso, basta puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô.

Aconselha-se também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do pára-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento.

Verificar se todas as lâmpadas externas estão funcionando é fundamental para a segurança, especialmente em trajetos sob condições de visibilidade precárias, como neblina comumente encontrada nas serras. Por isso, faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha ré e da placa de licença devem ser inspecionados.

- Publicidade -

Checar o bom funcionamento do ar-condicionado também deve ser feito, já que o sistema é a maneira mais eficiente de desembaçar os vidros, além de proporcionar conforto aos ocupantes nesta época do ano, quando as temperaturas estão mais elevadas.

Em trechos de serra, os pneus são mais exigidos em razão das constantes curvas, e precisam estar sempre calibrados.

A uniformidade do desgaste também deve ser sempre conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, elas podem indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca.

Outros pontos fundamentais que devem ser verificados são a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe.

Express Service: férias com tranqüilidade – Lançado com a proposta de disponibilizar uma maior conveniência aos clientes na rede de concessionárias, o Express Service foi projetado para oferecer serviços rápidos e de baixa complexidade, como revisões (10, 20 e 30 mil quilômetros), troca de óleo, alinhamento, substituições de pastilhas e de lâmpada, entre outros.

Assim, quem deseja pegar a estrada, se divertir e chegar ao seu lugar de destino sem nenhum imprevisto, esse tipo de atendimento é ideal.

Além disso, visando a eficiência e agilidade, o trabalho no Express Service não ultrapassa os 90 minutos. Desta forma, elimina duas das principais objeções ao se levar o automóvel para uma revisão: uma possível longa espera e a possibilidade de ficar sem o carro durante boa parte do dia.

Também tem um atendimento baseado na transparência, uma vez que o cliente poderá acompanhar todo o processo.

E conta ainda com profissionais capacitados e qualificados para os serviços prestados na oficina da concessionária.

Com todas essas orientações, a viagem de férias será prazerosa. Lembrando ainda que os veículos Honda têm dois anos de Assistência 24 horas em qualquer ponto do país pelo telefone 0800 702 5188.

Motocicleta também merece atenção – Os cuidados com a manutenção preventiva da motocicleta devem estar entre os preparativos para as férias de todo motociclista.

Os instrutores e engenheiros da Moto Honda recomendam que, além de realizar as revisões periódicas indicadas pelo Manual do Proprietário, o motociclista leve seu veículo a uma das mais de 690 concessionárias autorizadas da marca antes de percorrer qualquer trajeto longo.

A rede de concessionárias Honda conta com profissionais treinados continuamente e possui estoque de peças genuínas para atender às necessidades dos consumidores.

Em aproximadamente uma hora os profissionais de oficina checam diversos itens como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de vazamentos do nível do óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta.

Para garantir o atendimento, é fundamental que o cliente agende um horário na concessionária de sua preferência.

Caso não saiba o endereço ou telefone da concessionária mais próxima, a Moto Honda disponibiliza a lista no site www.honda.com.br e pelo telefone 0800 701 3432.

Atenção diária – Por meio de práticas simples e rápidas, o próprio motociclista pode checar alguns itens básicos de sua motocicleta para evitar eventuais inconvenientes durante a viagem e assegurar um passeio tranqüilo e sem preocupações.

Antes de pegar a estrada, deve conferir se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Com garupa, em alguns modelos, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra.

Deve-se verificar também a presença de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras. Além disso, é importante checar se algum raio da roda está quebrado, pois isso pode causar a perfuração da câmara de ar.

O sistema de freios é um item indispensável para a segurança. Este deve estar devidamente regulado e lubrificado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido.

Caso esteja abaixo do mínimo, pode haver algum vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a motocicleta a uma concessionária para realizar o check-up do sistema de freios.

Atenção também à substituição do filtro de óleo. Já o filtro de ar, por reter muitas impurezas, deve ser limpo periodicamente ou substituído quando necessário para evitar desgaste prematuro dos anéis e dos cilindros do motor. Se o mesmo for de espuma, é necessário lavá-lo com querosene e reaplicar óleo de motor.

Diariamente é recomendável verificar o nível do óleo lubrificante. Caso esteja abaixo do recomendado, deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É importante lavar e lubrificar o sistema de corrente após o uso da motocicleta em estradas de terra.

Outro item fundamental é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento das luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel).

Qualquer tipo de problema nesses equipamentos será considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Equipamentos em dia – É necessário que o capacete esteja dentro do prazo de validade. Antes de iniciar a viagem, deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado. A viseira também exige cuidado: precisa estar sempre limpa e sem riscos.

Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente à noite. Calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro são indispensáveis, bem como botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

É fundamental conferir se existem postos de combustível e restaurantes no trajeto. Ao parar para abastecer, a recomendação da Moto Honda é checar o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus.

As dicas para uma pilotagem mais segura não estão ligadas apenas ao veículo de duas rodas.

É recomendável também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança