A Ford é a marca de carros preferida pela chamada Geração Z, formada por jovens com idade entre 16 e 21 anos, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela MaritzCX, empresa especializada em experiência do consumidor. O estudo revelou que entre as razões de compra desse grupo a economia de combustível ocupa o primeiro lugar, seguida pelo design e preço. Ao mesmo tempo, foi detectada uma tendência à compra de veículos menores.
Entre os mais de 1.000 jovens entrevistados, a Ford foi a marca mais citada como consideração de compra. Entre as razões que justificam a aquisição de um veículo novo, 34% apontaram a economia de combustível como a mais importante. O fato de o carro atual estar ficando muito velho e com custo de manutenção muito alto aparecem, na sequência, como segundo e terceiro motivos.
“A decisão baseada em economia de combustível e custo-benefício explica por que esses compradores tendem a comprar marcas como a Ford, que prioriza esses atributos em seus veículos”, diz Chris Travell, vice-presidente de consultoria estratégica da MaritzCX.
Embora muito se tenha comentado nos últimos meses sobre o crescimento das vendas de utilitários esportivos, os compradores da Geração Z ouvidos no estudo mostraram uma preferência esmagadora por carros pequenos e médios. Entre os cinco segmentos mais desejados por esses consumidores, quatro são formados por carros, em vez de utilitários ou picapes.
Carros médios como o Ford Focus (chamados de compactos nos EUA) são a escolha de 41,1% dos jovens; 14,7% optam por sedãs grandes como o Ford Fusion (médios nos EUA); e 11,6% preferem compactos como o Ford Fiesta (subcompactos nos EUA). O segmento de automóveis respondeu ??por 32% de todos os veículos vendidos nos Estados Unidos no ano passado, sendo o restante distribuído entre utilitários e picapes.
“Os compradores mais jovens de carros novos tendem a ter menos dinheiro que os mais velhos. Por isso não é nenhuma surpresa que eles esmagadoramente prefiram carros, em vez de picapes ou utilitários mais caros”, diz Travell.
Comparado a essas preferências, os compradores da chamada Geração do Milênio mostram um comportamento mais diversificado.
“Os compradores mais jovens da Geração do Milênio, com idades entre 22 e 25 anos, se comportam como seus colegas mais jovens da Geração Z. Já os ‘millennials’ mais velhos, com 26 a 35 anos, tendem a agir mais como a Geração X quando se trata de comportamento de compra de veículos”, diz Erich Merkle, especialista de vendas da Ford.
A importância da Geração Z – As pessoas dessa faixa etária nasceram entre 1993 e 2001 e hoje representam uma pequena percentagem dos compradores de carros novos. Mas, globalmente, somam 2 bilhões de pessoas e são maior faixa etária do mundo. A Geração Z representa 21% da população total do mundo e 25% da população dos EUA. Em 2020, seu poder de compra será igual ao PIB dos EUA, de mais de 3,2 trilhões de dólares.