A Volkswagen do Brasil renovou a parceria com o Instituto Baccarelli como uma das patrocinadoras da instituição, que atende crianças e jovens oferecendo programas socioculturais e formação musical e artística de excelência. A empresa patrocina o Instituto desde o ano de 2000, sendo que a parceria é administrada pela Fundação Volkswagen, responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos. Um dos projetos do Instituto Baccarelli é a Orquestra Sinfônica Heliópolis.
“A Volkswagen do Brasil mantém uma parceria de longo prazo com o Instituto Baccarelli porque reconhece a importância do trabalho realizado pela instituição. Ao oferecer formação musical e artística, inclusive com a possibilidade de profissionalização, o Instituto Baccarelli transforma a realidade e o futuro de muitas crianças e jovens”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
Programa – 2º Concerto da Temporada 2015
Com regência de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Sinfônica Heliópolis apresentará no dia 10 de maio as obras “Caetê Jururê: A súplica da Floresta”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia nº 6 em ré maior”, de Antonín Dvorák; e “Concerto Gregoriano para violino e orquestra”, de Ottorino Respighi (Itália), com solo do consagrado violinista italiano Domenico Nordio.
Também violista, Nordio já se apresentou nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo, incluindo Carnegie Hall (Nova York), Salle Pleyel (Paris), Teatro alla Scala (Milão), Barbican Center (Londres) e Suntory Hall (Tóquio). Em sua carreira de 30 anos, Nordio já tocou com a London Symphony, National de France, Orchestre de la Suisse Romande, Orquestra da Academia di Santa Cecilia, entre outras. Ele também é diretor artístico da Competição Internacional de Violino de Brescia (Itália) e membro da World Federation of International Music Competitions.
A Temporada 2015 terá outros seis concertos, além do programado para maio. Confira a programação completa no site do Instituto Baccarelli, acessando o link: http://institutobaccarelli.org.br/a-temporada/
Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.
“A Fundação Volkswagen desenvolve um trabalho focado na melhoria da qualidade da educação pública e no desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Para fortalecer esse trabalho, a Fundação mantém parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). A atuação em conjunto tem meta de implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso ao oferecer o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas cidades de Sinop e Sorriso. Em abril, chegou a Sergipe, ao oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, em Aracaju. Em 2015, os trabalhos também serão estendidos para os Estados de Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.
Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.
Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos, que atende cerca de 1.300 crianças e jovens em programas socioculturais que visam oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.
Com sede na comunidade Heliópolis, na cidade de São Paulo, o Instituto Baccarelli oferece uma estrutura de ponta e professores altamente qualificados, aulas em grupo e individuais, de teoria e técnica, além de prática de conjunto em quatro orquestras, 27 corais (entre musicalização e coral) e quatro grupos de câmara, podendo ir da musicalização à especialização em um instrumento ou em canto.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis, principal orquestra da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 90 músicos de diversas partes do País e até estrangeiros, ela leva o nome de Heliópolis para todo o Brasil e para o mundo.