segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fundação Volkswagen firma parceria com Instituto Ayrton Senna para oferecer projeto educacional no Piauí e no Pará

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, acaba de firmar uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para oferecer o projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas redes municipais de ensino de Teresina (PI) e Santarém (PA).

Com a nova parceria, 170 educadores serão formados e mais de 3.000 crianças e jovens beneficiados, por meio do projeto da Fundação Volkswagen que visa reduzir a defasagem idade-série no Ensino Fundamental e agora traz as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”, do Instituto Ayrton Senna.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A cerimônia de assinatura da parceria foi realizada na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo (SP), e contou com a presença da presidente da instituição, Viviane Senna; do diretor de Articulação e Inovação do Instituto, Mozart Neves Ramos; e da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

“Por meio do projeto educacional ‘Aceleração da Aprendizagem’ buscamos resgatar a motivação dos alunos, respeitando suas particularidades e extraindo o seu potencial, para que eles exerçam o direito de se desenvolver intelectualmente. A parceria com o Instituto Ayrton Senna certamente nos trará novos caminhos, para que possamos ajudar ainda mais alunos a retomarem o seu ritmo nos estudos, com novas soluções educacionais”, diz o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

“A Fundação Volkswagen trabalha fortemente em prol da melhoria da educação pública e da qualidade de vida, ao oferecer sete projetos Educacionais – entre eles, o ‘Aceleração da Aprendizagem’ – e três de Desenvolvimento Social. Acreditamos que a educação é fundamental para garantir o desenvolvimento pessoal dessas crianças e jovens, trabalhando fortemente as questões de cidadania e podendo resultar em melhores oportunidades profissionais no futuro”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

- Publicidade -

“A educação é responsabilidade de todos, uma área essencial para termos um País melhor no presente e no futuro. Por isso, é importantíssima essa união de duas organizações pela causa, ambas com trabalhos reconhecidamente bem-sucedidos. Além disso, para nós, é uma segurança de que alunos de Teresina e Santarém terão acesso a um ensino público de qualidade, o que é fundamental para que tenham a oportunidade de ter sucesso na escola e na vida”, ressalta Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

“Aceleração da Aprendizagem” já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades, em cinco Estados brasileiros

O projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem”, que é promovido pela Fundação Volkswagen desde 2011, já formou 1.804 professores e beneficiou 11.350 alunos de 16 cidades (Camaçari, Dias D’Avila, Lauro de Freitas e Simões Filho, na Bahia;

- Publicidade - Ofertas FIAT

Aracruz, Cariacica, Ibiracu, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo; Sinop e Sorriso, no Mato Grosso; João Pessoa, na Paraíba; e Resende, no Rio de Janeiro), sempre em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Desse total, continuam sendo beneficiados atualmente 126 professores e 1.360 alunos no Mato Grosso (cidades de Sinop e Sorriso) e na Bahia (Lauro de Freitas e Dias D’Avila).

O projeto “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série de alunos do Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar.

Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem e o aproveitamento escolar, o projeto oferece apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar.

Na sala de aceleração, os estudantes são preparados, para depois ingressarem na série adequada à sua idade; nessas turmas especiais são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos, ampliadas suas habilidades e competências escolares.

A formação dos educadores, para atuarem nas salas de aula do “Aceleração da Aprendizagem”, conta com material pedagógico exclusivo. O projeto foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade-série.

Soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna – A parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna permitirá oferecer o projeto “Aceleração da Aprendizagem” em Teresina (PI) e Santarém (PA) com uma metodologia criada e desenvolvida pelo Instituto que conta com as soluções educacionais “Se Liga”, “Acelera Brasil” e “Fórmula da Vitória”.

“Se Liga”: é uma solução que alfabetiza crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não aprenderam a ler e escrever. Os alunos são enturmados em classes específicas e, ao serem alfabetizados, podem retornar às turmas regulares ou frequentar o “Acelera Brasil”.

“Acelera Brasil”: também é voltado a alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a fim de solucionar os baixos níveis de aprendizagem de crianças nessa faixa escolar. Os alunos são enturmados em classes específicas e podem recuperar até dois anos perdidos, para assim voltarem às turmas regulares.

“Fórmula da Vitória”: é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura, escrita e matemática.

Fundação Volkswagen já atendeu 1.437.884 alunos no Brasil – A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social.

Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou nos últimos 12 anos, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades brasileiras. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu 19 Estados brasileiros, nos pilares Educação e Desenvolvimento Social; são eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

 

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil