quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Volvo participa do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico

A Volvo participa neste sábado, 27 de agosto, da 1ª edição do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico com o ônibus híbrido da marca.

O movimento é promovido pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) para estimular o mercado de veículos com baixa emissão de poluentes, com foco em um futuro mais limpo e sustentável.

O ônibus híbrido da Volvo consome até 35% menos combustível e, consequentemente, emite 35% menos gás carbônico. Além disso, o veículo emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde), em relação aos ônibus com tecnologia Euro 5.

Outra vantagem é que carrega a mesma quantidade de passageiros que um ônibus similar movido a diesel, graças à sua bateria, que pesa apenas 200 kg.

Essas duas características relacionadas, consumo e capacidade de passageiros, garantem ao híbrido um custo total, considerando valor de aquisição e custo operacional, equivalente ao de um veículo a diesel.

A venda dos híbridos da marca é feita por meio de um modelo de negócios em que a bateria do motor elétrico não é vendida.

A Volvo assina com o cliente um contrato de em que cobre qualquer reparo e trocas da bateria até o final da vida útil do veículo, que inclui ainda a manutenção plena do veículo feita por mecânicos especializados, propiciando aos operadores todo suporte e disponibilidade do veículo a um custo fixo por quilômetro rodado.

“Para a Volvo, a eletromobilidade é já é uma realidade. Somos líderes mundiais em veículos com baixas ou zero emissões de poluentes, com mais de dois mil híbridos circulando em cidades de todo o mundo”, destaca Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

Os híbridos da marca circulam em 21 países, em cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estolcomo, Gotemburgo, Bogotá e Curitiba.

Bogotá é a segunda cidade do mundo com maior número de híbridos em circulação, com 350 unidades, atrás de Londres, com mais de 450 unidades.

Em São Paulo, há uma unidade doble deck circulando na Linha Turismo da cidade, e outras duas unidades com operadores do sistema, com acompanhamento da SPTrans, que já validou o produto.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn