sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Fique atento: caminhão parado durante a quarentena também requer manutenção

Com as determinações de isolamento social, caminhoneiros e transportadores que não trabalham no abastecimento de alimentos e remédios, por exemplo, podem estar em quarentena, com o caminhão parado.

- Publicidade -

A TRP, linha multimarcas da PACCAR Parts, recomenda manter a rotina de manutenção para evitar surpresas desagradáveis, como problemas mecânicos e elétricos, que podem gerar também gastos inesperados quando o veículo voltar a rodar.

A recomendação é verificar diversos itens do caminhão. Os mais simples, o motorista mesmo pode fazer. Confira abaixo:

– combustível: o ideal é que o tanque esteja, pelo menos 75% cheio. Se o nível de combustível estiver inferior, a água pode se condensar e contaminar o combustível. Outra dica é travar  bem a tampa do tanque de combustível do veículo para evitar a entrada de água.

– umidade: é importante checar todos os reservatórios, drenar a umidade dos mesmos e, na sequência, pressurizar totalmente. Dessa forma, é possível evitar danos provocados pela água no sistema.

- Publicidade -

Ainda neste tópico, deve ser verificada a umidade no separador de água e filtro. Ao garantir o correto funcionamento do separador de água, reduz-se o risco de danos causados pela baixa qualidade de combustível, por exemplo.

– cabine: a orientação é sempre retirar os alimentos da cabine do caminhão, pois a incidência de sol nos mesmos, como fruta, pães e bebidas, pode estragá-los. Lembre-se também de sempre baixar o para-sol.

Também é importante deixar as entradas de ventilação abertas para manter o interior do veículo ventilado e em boas condições.

– bateria: confira a tensão da bateria a cada três semanas. Se estiver baixa, ligue-a a um carregador.

Para a manutenção de itens mais complexos, é necessário o auxílio de profissionais especializados.

- Publicidade -

Para isso, o motorista pode agendar uma checagem em uma oficina da Rede de Concessionárias DAF e solicitar a revisão.

Nesta manutenção, é importante desativar o Arla32. O sistema auxilia na redução da emissão de poluentes e do consumo de combustível.

Se o caminhão está parado há mais de um mês, o ideal é desativar o sistema. Além disso, programe-se para que durante a checagem sejam avaliados o sistema de freios, suspensão, pneus, iluminação, filtros, entre outros.

Para realizar a revisão, a Rede de Concessionárias DAF permanece com as suas oficinas em pleno funcionamento para reparo e manutenção em veículos DAF e, também, de diferentes marcas, por meio da vasta gama de peças de reposição.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança