quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Óleo lubrificante é fundamental para o funcionamento do veículo

Quando os engenheiros desenvolvem um veículo, eles o projetam na busca de uma melhor eficiência do rendimento energético, baixo custo e confiabilidade. Por isso, o veículo possui algumas formas de se “comunicar” com o motorista. Luzes indicativas e sinais são elementos que exemplificam essa situação.

Normalmente quando uma luz amarela aparece no painel é sinal de atenção, indica que o veículo possui algum problema, vai continuar funcionando sem problemas, mas precisa de manutenção. Quando a luz indicativa é da cor vermelha, o problema é mais sério e necessita que o funcionamento do veículo seja interrompido de imediato para uma manutenção corretiva.

A luz alerta de lubrificação no painel, na cor vermelha, é uma dessas, quando acende com o veículo em funcionamento, necessita que o automóvel pare de imediato, com risco de causar sérios danos no motor.

Para algumas pessoas, a indicação da luz de alerta de lubrificação é apenas um indicativo de nível de óleo baixo, mas não é bem assim, e a parada do veículo é necessária.

Quem visita o site da Total Brasil pode verificar a importancia da função do óleo lubrificante: evitar o contato entre as partes metálicas do motor e reduzir o desgaste.

Ultrapassar o período de intervalo de troca recomendado pelo fabricante expõe o motor a um óleo que perdeu suas propriedades e que não protege mais as peças do atrito, reduzindo a vida útil e o desempenho além de aumentar o consumo de combustível.

É importante observar que o período é definido por cada fabricante. Porém, há outros fatores que podem comprometer a viscosidade dos lubrificantes, o que resulta em desgaste de peças, comprometendo a durabilidade e o desempenho dos motores.

Existem muitos mitos sobre a troca de óleo, por isso, é fundamental que você consulte o manual do proprietário e saiba quando trocar o óleo do seu carro. A manutenção preventiva é sempre o melhor caminho para evitar gastos desnecessários e garantir o melhor desempenho do seu veículo.

Lembre-se, para saber mais, visite:
https://www.totalbrasil.com/para-seu-veiculo/produtos/oleo-para-motor/oleos-para-carros

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn