segunda-feira, 18 março , 2024
28 C
Recife

Renault 5 Diamant, um show car elétrico para os 50 anos do modelo

A Renault se uniu ao designer francês Pierre Gonalons para reinventar o modelo icônico.

O resultado dessa co-criação é o Renault 5 Diamant, um show car elétrico que entrelaça os universos do design de interiores e automotivo.

2022 marca o 50º aniversário de um dos ícones da marca, o Renault 5.

Verdadeiro símbolo da cultura pop, mais de 5 milhões de unidades do modelo foram vendidas em vários países entre 1972 e 1984.

A Renault alinhou uma série de eventos, ativações e operações nas redes sociais.

RENAULT X PIERRE GONALONS – Hoje uma nova colaboração entre a Renault e o designer francês Pierre Gonalons está rendendo notícias.

Para celebrar o 50º aniversário deste modelo icônico, a Renault decidiu unir forças com um designer proeminente que está entre os 100 principais criadores pela Architectural Digest e representante das artes e ofícios franceses.

As conversas entre Pierre Gonalons e a equipe Renault Design Colours & Trims levaram ao carro de demonstração Renault 5 Diamant.

Um carro elétrico, capturando a visão do designer para o carro do futuro, combinando marcas de decoração automotiva e de interiores.

“Sinto-me honrado com o convite da Renault para reinventar o mítico Renault 5 em seu 50º aniversário. A marca me deu rédea livre para projetar meu carro dos sonhos”, diz Pierre Gonalons.

“A meu ver, o Renault 5 incorpora um estilo de vida pop, otimista e categoricamente contemporâneo. O que eu queria fazer com o Renault 5 Diamant era prestar homenagem ao seu design revolucionário e, ao mesmo tempo, transferir as formas e cores do meu universo para o mundo automotivo.”

RENAULT 5 DIAMANT – A inspiração de Pierre Gonalons veio das artes decorativas, e particularmente de joias finas, o que pode ser visto em vários detalhes delicados e inovadores.

O Renault 5 Diamant manteve a aparência instantaneamente reconhecível e a forma inconfundível do “supercarro” original saído das linhas de produção da Renault em 1972. Mas muita coisa mudou além da silhueta familiar.

O primeiro toque moderno está sob o capô: um motor 100% elétrico.

Visualmente, o design inclui detalhes de primeira linha que se fundem em um efeito totalmente novo e sofisticado que convida você a dar uma olhada mais de perto.

François Farion, diretor da Renault Colours & Trims, destacou: “O universo criativo e as personalidades de Pierre Gonalons e sua equipe os classificam entre os melhores artesãos da França. O resultado é pioneiro, e os detalhes são muito elaborados. Para mim, o Renault 5 Diamant é um choque emocional mais do que qualquer outra coisa: os tons exteriores dão ao carro uma aparência ingênua e, ao mesmo tempo, sofisticada. Pierre presta muita atenção aos detalhes. Ele é extremamente sensível às referências e significados em cada elemento.”

Quando você olha do lado de fora, vê que o corpo foi simplificado para que as linhas distintivas do Renault 5 se destaquem.

Os complementos usuais foram deliberadamente removidos de seu ambiente, e sua forma e acabamento foram ampliados.

As luzes dianteira e traseira têm superfícies semelhantes a pedras preciosas, enquanto as rodas largas, herdadas da versão alpina, são mais suaves e têm um sol no centro, um símbolo querido por Pierre Gonalons.

A cor exterior é uma combinação de três camadas de tinta: pigmentos dourados sobre uma base rosa, cobertos com verniz fosco, produzindo uma grande variedade de efeitos que vão desde traços dourados ao sol até tons mais azuis no escuro.

O interior é eminentemente despojado. Aproveitando a experiência da Renault Design e dos artesãos envolvidos neste projeto, Pierre Gonalons simplificou o carro mantendo apenas um punhado de itens muito específicos.

As maçanetas das portas, enroladores de janelas e alavanca de câmbio têm esferas truncadas com referências distintamente parisienses, como o latão dourado com ouro pálido, materiais inoxidáveis e materiais resistentes.

O volante é de mármore sobre carbono e sua forma única não o torna menos amigável ao motorista.

Até a chave do carro passou por um tratamento especial. O tempo todo aproveitando a experiência da Renault para se certificar de que o carro é totalmente realista e convincente e que os elementos funcionais são desimpedidos.

O Renault 5 Diamant também tem muita tecnologia.

Além de ser totalmente elétrico, ele vem com um leitor de impressão digital para destravar as portas e, como todo veículo elétrico, possui uma alavanca de câmbio sequencial de três posições (para frente, neutro, reverso).

Três mostradores digitais redondos, que fazem referência à arte da relojoaria, fornecem as informações essenciais: velocidade, carga da bateria e tempo.

A navegação e o infotainment podem ser convenientemente fornecidos pelo smartphone do proprietário, que se encaixa em uma base dedicada no meio do painel.

O MELHOR ARTESANATO DA FRANÇA – O Renault 5 Diamant é ótimo até os mínimos detalhes. Ele é feito de materiais superlativos fornecidos por artesãos que ganharam admiração por sua experiência incomparável e excelente trabalho manual.

O carro de demonstração é, por exemplo, repleto da experiência da Design et Solution, uma empresa especializada na produção de veículos extraordinários e foi encarregada do desenvolvimento, montagem e acabamentos.

Vários artesãos que trabalham com Pierre Gonalons regularmente também reuniram seus conhecimentos neste projeto.

Especificamente, o volante e o compartimento de armazenamento são feitos de mármore francês Grand Antique d’Aubert reciclado pela Minéral Expertise e moldado em tubos para torná-lo mais leve e maleável; o tecido que cobre os assentos foi produzido pelo criador de têxteis Métaphores; o tecido de crina que cobre o painel é feito por Le Crin, um estabelecimento centenário que tece esse material à mão; o tapete de lã de mohair é feito por Pinton, um dos últimos artesãos de tapeçaria da França, com sede em Aubusson; por fim, o acabamento dourado do carro, incluindo o monograma no capô, é feito por Bertin-Aubert, um atelier em Paris conhecido por seu acabamento pontilhante.

CAMPANHA ON-LINE E LEILÃO – Depois de reunir comunidades de entusiastas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, e mais recentemente criar páginas oficiais no TikTok e Pinterest, a Renault decidiu se aventurar no universo do NFT.

Neste projeto, a Renault e Pierre Gonalons também desenvolverão uma grande coleção de NFTs inspirados no Renault 5 Diamant que será revelada em setembro.

O Renault 5 Diamant será colocado em leilão algumas semanas depois com seu gêmeo digital NFT.

O produto da venda será doado para o Give Me 5, o novo projeto de RSC da marca para alcançar as gerações jovens através do esporte e da música.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn