quinta-feira, 12 setembro , 2024
28 C
Recife

Seminovo novo de novo: como ajudar na valorização do carro na hora da venda

Com o mercado de seminovos aquecido, deixar o veículo em boas condições pode facilitar a negociação.

O mercado de veículos seminovos e usados continua aquecido e mesmo com os incentivos do Governo Federal para impulsionar a venda dos zero km, o comércio dos carros ‘de segunda mão’ continua em alta no Brasil. Por isso, na hora de trocar de carro, vale a pena deixar o veículo que entrará no negócio em bom estado.

Segundo o relatório divulgado no início de outubro pela FENAUTO – Federação dos Revendedores de Veículos Usados, entidade que representa os lojistas de veículos multimarcas, as vendas acumuladas de veículos seminovos e usados, até setembro deste ano no Brasil, chegaram à marca de 10.627.886. O relatório registrou, também, que o total acumulado de vendas em 2023 já superou em 8,8% o número registrado no ano passado.

- Publicidade -

Um veículo bem apresentável e em boas condições, pode atrair compradores e garantir um preço melhor na negociação. Existem estabelecimentos e profissionais do mercado de veículos que utilizam-se de meios inadequados, que visam disfarçar, mascarar ou esconder problemas que podem prejudicar o comprador, o que pode ser enquadrado como uma contravenção sujeita a punição judicial.

Sempre é importante ser transparente e mostrar a realidade do veículo, sendo possível aumentar sua valorização e, com isso, as chances de venda, através de atitudes e dicas como:

  • Limpeza Profunda: Antes de tudo, é importante fazer uma limpeza completa no interior e exterior do veículo. Isso inclui aspirar o interior, limpar os estofamentos, lavar a carroceria e vidros. Um carro limpo parece mais bem cuidado e valoriza sua apresentação. Dica: realizar a higienização do sistema de ventilação pode ser um diferencial neste momento.
  • Manutenção Mecânica: É preciso certificar-se de que o carro esteja em boas condições mecânicas, verificando também o óleo, fluidos, freios, pneus e qualquer outro possível problema mecânico. Se houver reparos necessários, é importante fazê-los antes de colocar o carro à venda ou expor a necessidade ao possível comprador. Dica: ofereça uma revisão pré compra.
  • Reparos Estéticos: Pequenos reparos estéticos podem fazer uma grande diferença. Trocar peças desgastadas, como maçanetas e retrovisores, consertar pequenos amassados e arranhões, e substituir lâmpadas queimadas, mostra cuidado com o veículo.
  • Documentação em Ordem: Garantir que a documentação do carro esteja completa e em ordem, incluindo o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), comprovante de pagamento do IPVA, entre outros, certamente deixarão prováveis compradores mais confiantes em adquirir um carro com a papelada em dia. Dica: realizar o Laudo Cautelar traz mais segurança para quem compra.
  • Detalhamento Profissional: Pode-se considerar um investimento em um serviço de detalhamento profissional. Isso dará ao carro um aspecto mais brilhante e bem cuidado, pois um veículo limpo e polido impressiona os compradores. Dica: aquele farol com aspecto amarelado às vezes espanta e hoje é possível resolver esse problema sem precisar trocar.
  • Preço Realista: Pesquisar o mercado para determinar um preço justo para o carro seminovo é de extrema importância. Preços muito altos podem afastar compradores, enquanto preços muito baixos podem levantar suspeitas, por isso é válido ser transparente sobre o valor. Dica: utilize a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) como base para proposta de valor.
  • Anúncios Online com fotos de qualidade: Usar sites de classificados e redes sociais para anunciar o carro, com fotos de alta qualidade, em um local bem iluminado, mostrando todos os ângulos, o interior e quaisquer recursos especiais, também é importante. Vale a pena escrever uma descrição completa e honesta, incluindo informações sobre quilometragem, histórico de manutenção e qualquer melhoria realizada. Dica: se seu veículo é de nicho, procure algum grupo na rede social para ajudar na divulgação.
  • Negociação Amigável: Ao receber potenciais compradores, é importante ser cordial e estar preparado para responder a perguntas. Ser transparente sobre o histórico do carro e estar disposto a negociar o preço de maneira justa também ajudam na hora da venda. Dica: mostrar os manuais, chaves reserva, notas fiscais, podem ser argumentos para fechar um bom negócio.

De acordo com Danilo Ribeiro, Coordenador do Centro de Treinamento Técnico e Inovação da DPaschoal, a primeira impressão conta muito, e um veículo bem cuidado e apresentável pode fazer toda a diferença na hora da venda.

- Publicidade -

“Muitos compradores decidem comprar um veículo com base na primeira impressão que ele causa, e isso é algo que não pode ser subestimado. Quando um carro é bem cuidado, limpo e tem uma boa aparência, ele transmite a mensagem de que foi bem mantido mecanicamente também. Os compradores sentem-se mais confiantes em investir em um veículo que aparenta estar em boas condições, e isso frequentemente se reflete em um preço de venda mais favorável. Reparos estéticos simples, como a correção de arranhões, substituição de peças desgastadas e uma limpeza profissional, podem fazer uma grande diferença. Não se trata apenas de estética, mas também de mostrar ao comprador que você se preocupou com o veículo durante o tempo que o possuiu. Isso não apenas ajuda a atrair compradores, mas também a garantir um processo de venda mais suave e justo para ambas as partes envolvidas”, garante Ribeiro.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT