quarta-feira, 24 julho , 2024
28 C
Recife

Ônibus 100% elétrico Volvo começa a operar regularmente em Curitiba

Nova fase marca a continuidade da parceria entre a Volvo e Curitiba na busca por um transporte público mais eficiente e sustentável.

Após uma fase de testes bem-sucedida, o Volvo BZL Elétrico começará a operar regularmente em Curitiba (PR), consolidando a histórica cooperação entre a Volvo e a cidade no desenvolvimento de soluções de transporte público focadas em segurança, eficiência e redução de emissões.

A Volvo, em parceria com a Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba, deu início à operação regular do ônibus Volvo BZL Elétrico na cidade. Este marco reflete a constante colaboração entre a Volvo e Curitiba em diversos projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte, visando segurança, eficiência e a redução das emissões de CO² por passageiro transportado.

- Publicidade -

“Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, afirmou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O Volvo BZL Elétrico é uma das iniciativas da marca para atingir essa meta, oferecendo uma alternativa sustentável para o transporte urbano.

Os testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, destacaram a eficiência energética do Volvo BZL Elétrico, além de sua ausência de ruído, baixíssimo nível de vibração e alto conforto e segurança para passageiros e motoristas. “A marca já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes”, declarou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

Equipado com quatro baterias de íon-lítio de 94kWh, o Volvo BZL Elétrico é movido por um motor elétrico de 200kW e 425Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante maior robustez e alta disponibilidade. O sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando mais segurança e facilidade na operação e manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia para até 300 quilômetros, podendo operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem à noite.

- Publicidade -

A entrada em operação do ônibus elétrico marca mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e Curitiba. Reconhecida por adotar soluções inovadoras para a mobilidade urbana, Curitiba é signatária do Acordo de Paris e tem metas ambiciosas de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.

Desde a instalação de sua fábrica em Curitiba no final dos anos 1970, a Volvo tem sido fundamental na modernização do transporte de passageiros na capital paranaense. Os ônibus biarticulados, introduzidos na cidade há mais de três décadas, são um exemplo de sucesso dessa parceria, trazendo alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. O conceito foi implantado em diversas outras metrópoles, rendendo à Volvo a liderança em sistemas BRT. Recentemente, a Volvo anunciou que iniciará testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade em agosto.

A operação regular do Volvo BZL Elétrico em Curitiba é um passo significativo para a mobilidade sustentável e uma prova do compromisso da cidade e da Volvo com a inovação no transporte público. Este avanço não apenas melhora a qualidade do transporte para os cidadãos, mas também contribui para a redução das emissões de CO², alinhando-se às metas globais de sustentabilidade.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão