sexta-feira, 13 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Correios testam Dolphin Mini Cargo 100% elétrico da BYD em operação urbana em São Paulo

Com autonomia de 280 km e espaço interno adaptado para carga, Dolphin Mini Cargo reforça avanço dos Correios rumo à logística sustentável

Em uma nova iniciativa voltada à sustentabilidade no setor logístico brasileiro, os Correios iniciaram os testes com o Dolphin Mini Cargo, veículo 100% elétrico da BYD, projetado especialmente para entregas urbanas e operações em áreas com restrição a veículos a combustão.

O modelo, derivado do hatch compacto Dolphin Mini, passou por modificações internas para atender às necessidades de empresas de logística. A principal transformação está na remoção do banco traseiro, o que possibilita um volume útil de 2,1 m³ para transporte de cargas leves, com payload de 410 kg e capacidade líquida de carga de 280 kg.

- Publicidade -

Com autonomia de até 280 quilômetros por carga, o Dolphin Mini Cargo torna-se ideal para entregas de última milha, serviços técnicos e operações de e-commerce em grandes centros urbanos, onde cresce a demanda por veículos não poluentes, silenciosos e eficientes, especialmente em áreas com legislação ambiental mais rígida.

Durante os 90 dias de testes na cidade de Guarulhos (SP), o modelo será integrado às rotinas operacionais dos Correios, que buscam ampliar o uso de veículos sustentáveis em sua frota nacional. A empresa já vem testando diferentes soluções elétricas e híbridas em diversas regiões do país, como parte de seu plano de transição energética e compromisso ambiental.

Segundo Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, o lançamento representa um passo importante da marca no segmento comercial. “O Dolphin Mini Cargo é uma solução acessível para eletrificação de frotas urbanas, especialmente voltadas ao transporte de encomendas. Com ele, expandimos nosso portfólio e reforçamos nossa posição como líderes em mobilidade limpa”, destacou.

- Publicidade -

Apesar das modificações internas, o Dolphin Mini Cargo mantém o mesmo visual externo do modelo de passeio, o que facilita sua aceitação estética nas cidades e reforça a identidade da linha elétrica da BYD no Brasil. O resultado é um veículo com design amigável, operação zero emissão e baixo custo por quilômetro rodado.

O projeto dos Correios também prevê a análise de indicadores operacionais como eficiência energética, autonomia real, desempenho urbano, ergonomia e custos de manutenção. Esses dados serão determinantes para a decisão de ampliar o uso do modelo na frota logística da estatal.

A aposta em veículos como o Dolphin Mini Cargo está alinhada às tendências globais de transporte urbano sustentável, e reforça a importância de alternativas tecnológicas para reduzir a pegada de carbono das entregas no Brasil, um dos maiores mercados de logística da América Latina.

- Publicidade -

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Payload – é a capacidade máxima de carga útil que um veículo pode transportar, sem incluir seu próprio peso. No caso do Dolphin Mini Cargo, são 410 kg, o que o torna ideal para entregas leves e urbanas.

Autonomia elétrica – é a distância que um veículo elétrico consegue percorrer com uma carga completa da bateria. O Dolphin Mini Cargo oferece até 280 km, atendendo bem às rotas urbanas de curta e média distância.

Veículo de última milha – é o tipo de veículo utilizado para as etapas finais do processo de entrega, geralmente em áreas urbanas. Ele precisa ser ágil, econômico e compatível com zonas de restrição ambiental.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008