sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Encerrada 12ª etapa do Projeto Idéia Fixa

Terminados trabalhos no Vale do Jequitinhonha

- Publicidade -

O Projeto Idéia Fixa desembarcou no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, no dia 2 de setembro.

Apesar dos obstáculos enfrentados, como os escorpiões encontrados no lugar, o Projeto realizou seu trabalho conforme o previsto.

- Publicidade -

“Distribuímos em torno de 100 cestas com alimentos, mais de 1.000 peças de roupas diversas e calçados, sabonetes, sabão em pedra, desinfetantes e água sanitária”, conta Tânia Mara, diretora e idealizadora do Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome, e também navegadora de rali.

Os moradores trabalharam como voluntários, monitorados pelo Cabo Edson Campos e por Manoel Fonseca, e desenvolveram tarefas diversas, dentre as quais a distribuição dos kits aos cadastrados.

Como esta etapa marcava o encerramento das atividades em Lamarão, comunidade rural pertencente ao município de Padre Carvalho (MG), foram doados também todos os móveis, utensílios de cozinha, roupas de cama, mesa e banho que compunham a sede onde ficavam alojados os voluntários.

- Publicidade -

Para as crianças, foram doadas escovas de dente enviadas pela voluntária Bete Adib, além de kits de higiene bucal com creme dental, escova, pirulito, brinquedo, sabonete e folheto explicativo.

“Foi uma festa! Todos no rio realizando um ato que nunca havia ocorrido antes. Muitas crianças daquela região apresentam problemas diversos nos dentes, principalmente cáries. Podemos chamar estes momentos de pausa para o lazer, pois passar horas ao lado das crianças, transferindo-lhes conhecimento, foi sem dúvida inesquecível”, falou Tânia.

Ainda dentro do Projeto Pedala Sertanejo, iniciado durante o Rally dos Sertões, a Equipe OFFTech enviou bicicletas para 2 garotos de Lamarão.

Um deles, o Carmailton, figura de destaque desde a primeira viagem para a comunidade realizada em outubro de 2004, foi o fotógrafo oficial da etapa.

O Projeto também distribuiu mais de 150 vidros de tinta, pincéis e moldes vazados para pintura em tecido e artesanato.

A moradora Maria Senhora, a Dú, foi a encarregada das aulas e da entrega do material para as mulheres do vilarejo.

Os participantes desta etapa se surpreenderam com as bolsas pintadas, criadas pelas mulheres com um material recebido na visita de junho.

“Nós aprendemos o que vocês ensinam. Nem sabia que era criatividade. Vocês ensinaram, trouxeram o material e aí nós resolvemos fazer as coisas assim e deu certo”, comentou Dú.

Ao todo, o Projeto Idéia Fixa realizou cinco viagens para Lamarão. A primeira em outubro de 2004, quando foram distribuídos 500 quilos de alimentos.

A segunda em dezembro do mesmo ano, quando, além de alimentos, roupas, brinquedos e produtos de higiene, eles ainda receberam atendimento fitoterápico.

Em março, foi realizada a terceira etapa, com a doação de alimentos, produtos de higiene, fitoterapia e início dos cursos de artesanato.

Junho foi uma das etapas inesquecíveis, pois, além da realização de todas as atividades das outras etapas, houve também uma grande festa junina. E esta agora marcou a finalização dos trabalhos.

“Para nós, é sempre difícil encerrar um trabalho iniciado em uma comunidade. Acabamos nos afeiçoando a eles, mas o que compensa é ver que muitas coisas boas ficaram. Nossos esforços de melhoria não foram em vão.

Por um bom tempo, eles tiveram a mesa farta e a sociabilidade proporcionada por esta troca de conhecimentos. É incomensurável.

Enfim, é mais uma etapa cumprida dentro da missão pré-estabelecida pelo Projeto Idéia Fixa, que é a de levar conhecimento e oportunidades, além de cultura e saúde, a uma parcela desta imensa população de sertanejos por este imenso, rico e ao mesmo tempo, tão pobre Brasil”, completou, emocionada, Tânia.

A 13ª etapa do Projeto acontecerá na Aldeia Boto-Velho, onde habitam os índios da etnia Javaé, localizada dentro da Ilha do Bananal, no Tocantins, a pouco mais de 200 Km da capital do estado, Palmas, e 2.400 Km da capital paulista.

“Eles já estão um pouco organizados, possuem escola bilíngüe com professores indígenas e mestiços, mas têm problemas sérios com falta de alimento”, diz Tânia.

A viagem acontece entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro.

Os participantes desta etapa são: Núbio Brito, jornalista e diretor da TV Palmas, o Reverendo Anglicano Brás Rodrigues da Costa, responsável pelas autorizações necessárias para a entrada do Projeto na ilha, Sonja Chátia, diretora do movimento “Sopa Fraterna” da cidade de Aliança do Tocantins e Iris Bof, pedagoga e escritora, além de Tânia Mara.

Maiores informações: www.projetoideiafixa.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança