O Banco DaimlerChrysler, banco oficial da Mercedes-Benz no Brasil, acaba de lançar uma edição especial do livro ‘O Voluntário’, de Patrícia Secco.
O objetivo da instituição é incentivar a responsabilidade social entre seus parceiros – clientes, colaboradores e a Rede de Concessionários da marca.
“A responsabilidade social é parte fundamental da nossa estratégia e está inserida entre os nossos valores corporativos. Desenvolvemos projetos para beneficiar entidades assistenciais, além de oferecer apoio financeiro. O livro vem para reforçar este trabalho e mostrar que é simples e faz bem ajudar”, enfatiza Michael Kempa, presidente do Banco DaimlerChrysler.
O livro aborda o voluntariado e a importância deste apoio a entidades sociais. Além disso, ‘O Voluntário’ mostra os projetos do Banco DaimlerChrysler nesta área.
“Um trabalho social não depende de grandes investimentos. Nossas atividades, abordadas no livro, comprovam isto. A expectativa é que outras empresas passem a atuar de forma socialmente responsável”, comenta Kempa.
A publicação do livro faz parte do projeto de apoio cultural do Banco DaimlerChrysler, realizado com incentivos da Lei ‘Rouanet’.
Os recursos foram direcionados para a responsabilidade social.
‘O Voluntário’ está sendo distribuído gratuitamente para a Rede de Concessionários, clientes e colaboradores.
‘O Voluntário’ – De forma descontraída, o livro mostra como o trabalho voluntário influencia no dia-a-dia das pessoas que precisam deste apoio.
O personagem principal é Juca Brasileiro, um menino alegre, descolado e que adora ajudar as pessoas.
Ele e seu primo Guto Alegria mostram a facilidade para se tornar um voluntário e a satisfação pessoal que este trabalho gera.
Juca Brasileiro também dá dicas de como ser um voluntário, entre elas: que devemos escolher algo que nos dê prazer, cada um deve ser voluntário a seu modo e com o que sabe fazer; que o mundo inteiro está envolvido nesta causa; e que o voluntariado é um processo em que a comunidade cuida da própria comunidade, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“A participação de todos é fundamental para atingir o objetivo principal da responsabilidade social: um futuro melhor”, completa o presidente do Banco DaimlerChrysler.
Projetos Sociais – Atualmente, o Banco DaimlerChrysler conta com três projetos sociais: Grupo de Voluntários, Menor Aprendiz e Inclusão Digital.
O Grupo de Voluntários é formado por funcionários do Banco DaimlerChrysler e tem o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a auto-suficiência das organizações sociais atendidas.
A cada ano, são escolhidas entidades assistenciais e é criado um plano de trabalho para otimizar os recursos doados. Além disto, os colaboradores também atuam como voluntários nas instituições.
O projeto ‘Inclusão Digital’ oferece conhecimentos básicos de informática a adolescentes carentes de comunidades da cidade de São Paulo, por meio de treinamentos realizados pelos próprios voluntários do Banco.
A idéia é treinar e preparar estes jovens para o mercado de trabalho.
Já o ‘Menor Aprendiz’ transforma uma lei do Governo Federal em projeto social.
Este trabalho capacita adolescentes de 14 a 18 anos em técnicas comportamentais, procedimentos organizacionais, idiomas e experiência prática.
O projeto visa a prepará-los para o mundo profissional.