quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Touareg bate recorde mundial de altura para veículos automotores e ganha registro no Guinness Book

Lutando contra ventos gélidos ventos e falta de oxigênio, uma equipe de aventureiros conquistou, no último dia 29 de janeiro, o novo recorde mundial de altura para veículos automotores.

- Publicidade -

A marca foi alcançada conduzindo um Touareg ao cume do maior vulcão da terra, o Ojo del Salado, no Chile.

Equipamentos modernos como altímetro e localizador GPS registraram a altura de 6.080 metros acima do nível do mar.

- Publicidade -

No último dia 16 de fevereiro veio o reconhecimento oficial da conquista pelo “Guinness Book – O Livro dos Recordes”.

Deste modo, o Touareg mostra suas qualidades também em condições extremas, superando o desempenho de outros veículos todo-terreno.

Antes do desafio, a equipe de oito membros, liderada por Rainer Zietlow, atravessou o deserto de Atacama, o lugar mais seco da terra.

- Publicidade -

O acampamento da equipe ficou a 4.400 metros acima do Laguna Santa Rosa, um lago salgado habitado por flamingos cor-de-rosa.

Partindo dali, atinge-se o pico numa rota de 80% de inclinação, num terreno de pedras, campos nevados e areia vulcânica.

Ao volante do Volkswagen Touareg estava por várias vezes o campeão europeu de Truck-Trail, Ronald Bormann.

Os faróis suplementares – que também equipam o veículo de série – alojados em cima do teto, junto com a roda sobressalente e o bagageiro, iluminaram o caminho de pedras no meio da noite até o cume do vulcão.

Em razão do pouco oxigênio no ar a partir dos 5.000 de altura, a equipe recebeu oxigênio dado pelo médico especialista em altitude, Dr. Rainald Fischer.

Assim, o presidente da Associação de Medicina de Montanhismo e Altitude (BExMED) ajudou a combater os efeitos desta perigosa consequência de altitudes extremas.

Na escolha da rota contribuiu o Instituto de Cartografia da Universidade Técnica de Dresden, que em quatro semanas de intenso trabalho cartografou a região do pico.

A expedição está ajudando a verificar os resultados científicos na prática.

A maior contribuição para esta região, sujeita a terremotos e erupções vulcânicas, é a instalação de uma estação sismográfica, administrada pelo Centro de Pesquisa Geológica de Potsdam.

Esta estação possibilitará o registro imediato de possíveis tremores de terra, contribuindo para a pesquisa mundial de abalos sísmicos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança