quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

FEI mostrou cachorro-robô na Campus Party

Ele responde aos carinhos do dono, assimila ‘broncas’, dança e até brinca com seu osso, mas, como um cachorro de verdade, só faz tudo isso quando tem vontade própria – um dos grandes desafios da Inteligência Artificial.

- Publicidade -

O Aibo, cachorro-robô desenvolvido pela Sony e utilizado como plataforma de pesquisa por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), foi uma das atrações do Campus Party, considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que aconteceu na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

O cachorro-robô foi apresentado durante palestra com o professor Flávio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação e dos projetos de Robótica da FEI.

“O Aibo é um ótimo exemplo da interação homem-robô”, afirma Tonidandel.

Com sensores de contato, câmera no focinho e um software, o cachorrinho é capaz de reconhecer o rosto do dono, tirar fotos, procurar sua ‘base’ quando sua bateria está acabando, e principalmente interagir com as pessoas por meio de comandos em inglês.

- Publicidade -

Ao ouvir ‘Let’s dance’ (Vamos dançar), por exemplo, o Aibo faz um de seus números de dança. Quando ouve ‘Shake hands’ (aperto de mãos), ele levanta a ‘patinha’ para o dono e diz ‘Nice to meet you’ (prazer em conhecê-lo).

Robótica na FEI – O Aibo é um dos robôs que apóiam as pesquisas dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em ‘Inteligência Artificial e Automação’).

Além do contato com tecnologias avançadas na área de robótica, os alunos têm o desafio de desenvolver novas programações para o Aibo, como fazê-lo jogar futebol ou responder a comandos em português.

Outros projetos, como o futebol de robôs, integram as pesquisas de robótica da FEI.

O time de futebol, totalmente projetado e construído pelos estudantes, joga sem qualquer participação humana e já é bicampeão da categoria, após vencer a Competição IEEE Brasileira de Robôs em 2004 e 2006, na categoria Very Small Robot Soccer.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente