quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Novo serviço ajuda consumidor a calcular poluição de veículos

Relatório dirigido ao mercado de carros usados mostra a emissão de gás carbônico e informa qual será a taxa especial a ser paga pelo veículo

- Publicidade -

A Experian, empresa líder mundial na área de soluções de informações, está oferecendo um novo serviço aos compradores de carros usados no Reino Unido: um relatório determinando a quantidade de gás carbônico (CO2) emitida pelo veículo.

Além de dar ao consumidor uma idéia de qual será seu papel em relação à preservação da atmosfera, o relatório faz o cálculo do valor a ser pago pelo interessado com relação à taxa VED (Vehicle Excise Duty), instituída pelo governo britânico como parte de uma campanha contra a poluição.

A taxa, cobrada aos proprietários de veículos, varia de acordo com a quantidade de gás carbônico emiti da pelo veículo e tem reajustes regulares, alguns dos quais previstos para este ano.

O serviço, chamado Environmental Report, será oferecido gratuitamente a quem adquirir um AutoCheck, um sistema de rastreamento da Experian que determina o histórico dos carros usados postos à venda no mercado britânico, e atende a uma reivindicação das agências especializadas em veículos de segunda mão, que querem oferecer aos seus clientes um cálculo disponível até agora apenas com relação aos carros novos vendidos nas concessionárias.

- Publicidade -

As lojas de veículos novos são obrigadas por lei a informar os possíveis compradores sobre os índices de emissão de gás carbônico e os custos de cada um com relação à VED.

São oferecidos dois tipos de cálculos com relação ao pagamento da VED. Um para o prazo de seis meses e outro para 12 meses.

O cálculo da VED torna o relatório da Experian um dos mais completos serviços do gênero existentes no mercado.

O diretor-gerente da divisão automotiva da Experian britânica, Kirk Fletcher, comentou que as lojas de carros usados estavam muito interessadas em um serviço deste tipo, pois recebem cada vez mais perguntas sobre o assunto dos clientes, preocupados com os efeitos do uso de um veículo mais ou menos poluente sobre o meio ambiente e sobre seus bolsos.

De acordo com Fletcher, os dados da Experian mostram que o interesse dos consumidores britânicos de carros usados está aumentando em áreas bem distintas: de um lado, veículos menores, da categoria super mini, menos poluidores.

- Publicidade -

Do outro, veículos dos tipos SUV e MPV e automóveis de luxo, categorias que estão justamente entre os maiores emissores de gás carbônico.

“Mas o aumento da popularidade dos super mini demonstra que o consumidor também está preocupado com as emissões de poluentes e com o custo representado pela VED, o que torna o relatório de muita valia para compradores e vendedores”, acrescentou.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança