segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL de NovasTecnologias no Setor Automotivo ocorre em abril, em SP

O encontro será realizado dia 7, no Centro de Convenções Milenium, na zona Sul de São Paulo

A competitividade do pólo brasileiro de engenharia automotiva depende de um novo ciclo de investimentos, domínio do avanço tecnológico e ganhos significativos na cadeia de suprimentos e produção.

Com esse foco, a SAE BRASIL realizará, no dia 7 de abril, em São Paulo, o Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias no Setor Automotivo.

O encontro será realizado no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1043), a partir das 8h30.

Com o tema “O xeque-mate da competitividade”, o simpósio reunirá representantes de montadoras, governo e fornecedores da indústria automotiva durante palestras e fóruns sobre assuntos hoje em pauta nas reuniões de diretoria das principais empresas do setor da mobilidade, como exportação de serviços de engenharia, busca de profissionais competentes e recursos para novos projetos.

Na programação, destaque para o fórum ‘Competitividade: O Papel de Cada Um’, em que Armando Mariante, vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Butori, presidente do Sindipeças, e Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, debaterão sobre o trabalho conjunto de montadoras e fornecedores para elevar a competitividade da cadeia de produção, e o financiamento à engenharia.

Outro fórum de destaque será coordenado por Renato Mastrobuono, diretor da IVECO Latin America, com o tema ‘A Visão de Quem Comanda a Engenharia Automotiva’.

O fórum tem a participação de Bart Laton, diretor de Powertrain da Mercedes-Benz, Claudio Demaria, diretor de Engenharia do Produto da Fiat Automóveis, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors.

O debate vai tratar sobre novos projetos, desenvolvimento global, custos, serviços de engenharia, entre outros assuntos.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o aumento no número de simpósios realizados pela associação em 2008, com a inclusão dos temas “materiais” e “nanotecnologia”.

“A cada ano incrementamos a agenda dos simpósios, tendo em vista a necessidade de aprimoramento tecnológico da nossa engenharia”, afirma Fistarol, ao lembrar que nos últimos anos foram criados os Simpósios de Testes e Simulações e o de Propulsão Veicular e a Nova Matriz Energética.

Confira abaixo a programação preliminar do simpósio:
9h – O Novo Papel da Engenharia Automotiva – O setor em busca de engenheiros e recursos. Desenvolvimento e competitividade, com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen (a confirmar)

9h45 – O Brasil como Peso Pesado – Qual a competitividade do segmento de veículos comerciais?, com Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford, e Roberto Cortes, presidente da VW Caminhões e Ônibus.

11h – Desenvolvimento Global: 24 Horas no Ar – A engenharia global. Desenvolvimento. Integração de equipes. O desafio de exportar serviços, com Milton Lubraico, diretor de Engenharia da Ford Brasil, e Marcio Alfonso, diretor da Ford América do Norte (a confirmar)

12h – Competitividade: O Papel de Cada Um – O trabalho a quatro mãos de montadoras e fornecedores para elevar a competitividade da cadeia de produção. Financiamento à engenharia, com Armando Mariante, vice-presidente do BNDES, Paulo Butori, presidente do Sindipeças, e Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler.

14h40 – A Visão de Quem Comanda a Engenharia Automotiva – Novos projetos, desenvolvimento global, custos, serviços de engenharia, com Bart Laton, diretor de Powertrain da Mercedes-Benz, Claudio Demaria, diretor de Engenharia do Produto da Fiat Automóveis, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors, Coordenador: Renato Mastrobuono, diretor da SAE BRASIL.

15h40 – O Brasil no Cenário Global – Tecnologia e inovação: como manter a competitividade global?, com Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da Ford

16h40 – New Strategies and Automotive Innovation – New trends in the automotive development.

SERVIÇO
Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias no Setor Automotivo
Quando? 07 de abril, das 8h30 às 17h30
Centro de Convenções Milenium – Rua Dr. Bacelar, 1043

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn