sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

Fire Economy 1.0L 8V Flex: o novo motor do Mille

Criada em 2001, a família Fire 1.0L 8V agora conta com o motor mais econômico do mercado e níveis de emissão de poluentes reduzidos para atender ao Tier 2

- Publicidade -

A FPT – Powertrain Technologies apresenta ao mercado o mais recente integrante da família Fire, o motor FPT Fire Economy 1.0L 8V Flex, o mais econômico do mercado. Desenvolvido para o novo modelo do Mille, o sistema colabora para um consumo do veículo, em média, 10% menor que a versão anterior.

Além disso, ainda é o primeiro motor da FPT a atender aos limites estabelecidos pelo Tier 2 do PROCONVE F-V (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor a partir de janeiro de 2009.

“Desenvolvido completamente no Centro de Engenharia da FPT Mercosul, localizado em Betim (MG), este motor comprova a capacidade de inovação e emprego de alta tecnologia de nossa empresa, oferecendo ao mercado um sistema extremamente econômico e ainda respeitando o meio ambiente, fator que merece atenção constante da companhia”, afirma João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia de Produto da FPT Mercosul.

Para atingir níveis de emissões de 32% a 95% ainda menores do que os exigidos pelo Tier 2, o controle da sonda lambda do motor Fire Economy 1.0 8V Flex foi otimizado e adotado um novo coletor de descarga tubular com catalisador incorporado.

- Publicidade -

O componente possui maior impregnação de metais nobres e menor perda de carga pela menor rugosidade das superfícies internas em relação a um coletor fundido. Além disso, o catalisador, com aquecimento rápido, também leva a uma redução na emissão de poluentes.

A FPT realizou ainda uma nova calibração com estratégias voltadas para economia de combustível. Houve uma otimização dos mapas de mistura e a marcha lenta passou de 850rpm para 750rpm.

Outra mudança foi em relação ao óleo utilizado, que passou a ser o 5W30 Low Friction com aditivação e base especial de menor viscosidade. Com isso, há uma redução do atrito de funcionamento do motor.

O sistema de distribuição do Fire Economy 1.0L 8V Flex também é novo em um motor de 65cv. O Valvetrain Top Shim Light é cerca de 27% mais leve que o componente tradicional em função da utilização de tuchos, pastilhas de regulagem, pratos de mola e válvulas com peso reduzido.

Há ainda uma diminuição de 25% na carga das molas, e, consequentemente, na energia necessária para acionar o eixo de comando das válvulas. Essas alterações levam tanto à redução no consumo de combustível quanto a níveis menores de ruídos.

- Publicidade -

Outro destaque deste motor é a biela forjada e fraturada, que oferece maior resistência e perfeito alinhamento da capa de mancal.

A peça apresenta uma redução em relação à biela fundida de mais de 30% no peso (de 400g para 270g), que proporciona um menor consumo de combustível

Já o sensor de fase, adotado pela primeira vez no Fire Economy 1.0 8V Flex, possibilita a injeção fasada de combustível desde as primeiras rotações do motor, proporcionando menores níveis de emissões e volume de combustível na partida do motor.

Sem o dispositivo, a partida é feita em modo “full group”, ou seja, injetando nos quatro cilindros ao mesmo tempo. Já com o sensor de fase, o processo acontece de forma seqüencial, injetando o combustível em um cilindro de cada vez.

Uma história de sucesso – A família Fire 1.0L faz sucesso no mercado desde 2001, levando aos motoristas novidades e melhorias em cada modelo novo lançado.

O primeiro motor de 1.000 cilindradas desenvolvido para a nova família Palio era movido a gasolina e possuía potência máxima de 55cv e oito válvulas, seguido pela versão com 16 válvulas e 70cv.

Os modelos chegaram para substituir o M201 (motor Fiasa) e oferecer maior torque em baixa rotação, além de dimensões mais compactas, menor peso (de 130kg para 95kg) e consumo de combustível reduzido. Logo os brasileiros foram conquistados pelo novo motor. O Uno passou a contar com ele também e o Palio recebeu até uma versão com seu sobrenome – Palio Fire.

A seguir, em 2004, foi a vez do revolucionário motor Fire 1.0L 8V Flex entrar para a história dos sistemas de propulsão da FPT.

Adotado no Palio 3ª geração e no Uno, o motor foi um dos primeiros sistemas de propulsão do mundo a poder utilizar tanto gasolina (65cv) quanto álcool (66cv) como combustível, tendência na época que hoje é a realidade do mercado brasileiro.

Tecnologicamente, esta versão trouxe ainda como novidades: catalisador closed couple, taxa de compressão mais alta e novo sistema de injeção.

Para complementar a família, no segundo semestre de 2007, foi lançada a terceira geração do Fire 1.0L 8V Flex para o Siena com potência de 75cv com álcool e 73cv com gasolina e taxa de compressão mais alta.

O motor chegou para oferecer uma performance de destaque e redução de 8% no consumo de combustível em relação ao modelo anterior.

A versão trouxe diversas inovações, como os novos coletor de aspiração, coletor de descarga tubular, centralina com hardware inédito, bronzinas de biela e de mancais fixos com material novo e pistões.

Além disso, ainda possui cabeçote baseado no 1.4, válvulas de aspiração e eixo de distribuição com novo perfil de came, que proporcionam uma fluidodinâmica otimizada para performance.

Ficha técnica Fire Economy 1.0L 8V Flex

. Cilindrada total: 999cc
. Potência máxima: 65cv @ 6000rpm (gasolina)
66cv @ 6000rpm (álcool)
. Torque máximo: 9,1kgm @ 2500rpm (gasolina)
9,2kgm @ 2500rpm (álcool)
. Número de cilindros: 4
. Válvulas por cilindros: 2
. Sistema de injeção: seqüencial fasado Magneti Marelli
. Tipo de alimentação: naturalmente aspirado
. Fase da distribuição: fixo
. Levantamento de válvulas: fixo
. Emissões: PROCONVE F-V (Tier 2)
. Diâmetro x Curso: 70,00 x 64,90 mm
. Relação de compressão: 11,65 : 1
. Bloco: ferro fundido
. Cabeçote: liga de alumínio
. Sistema de distribuição: um eixo de distribuição no cabeçote. Tuchos mecânicos de acionamento direto com regulagem e acionamento por correia dentada.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente