segunda-feira, 17 junho , 2024
28 C
Recife

Amortecedores de impacto reduzem mortes no trânsito

Sistemas de contenção funcionam como uma espécie de almofada para o veículo em situação de colisão, reduzindo significativamente a intensidade do choque e o número de vítimas fatais

- Publicidade -

A DTS Dispositivos, distribuidor no Brasil da EAS (grupo Quixote Transportation Safety Inc.), apresentou alta tecnologia em segurança viária, durante a TranspoQuip Latin America, mega-exposição de infra-estrutura de transportes que aconteceu de 9 a 11 de setembro em São Paulo.

A linha de amortecedores de impacto QuadGuard foi um dos principais destaques. Seus sistemas de contenção, desenvolvidos para amortecer colisões de acordo com o risco de cada local, absorvem o impacto de veículo ligeiro e até pesado.

Para tanto, contrai gradativamente a estrutura para que o carro ou caminhão não se choque contra uma superfície estática.

De acordo com o especialista em segurança viária da DTS, Décio Piemonte, os sistemas de contenção funcionam como uma espécie de almofada para o veículo em situação de colisão, reduzindo significativamente a intensidade do choque e o número de vítimas fatais.

- Publicidade -

“Realizamos um estudo em Portugal, onde há um passivo de 300 equipamentos instalados, que mostrou uma redução de 55 mil vidas, de 15 anos para cá”, informa.

No Brasil, recentemente, foi publicada norma da ABNT que orienta a utilização de amortecedores de impacto em readequações e novos projetos.

Em todos os países da comunidade européia, estes equipamentos são obrigatórios.

“O número de acidentes graves é bastante alto no Brasil e a adoção obrigatória destas estruturas precisa ser considerada, especialmente neste período de novas concessões de rodovias”, avalia.

Ainda segundo Piemonte, em toda a malha viária existem pontos negros de engenharia como determinados raios e curvas cegas, rodovias com excesso de obstáculos mal protegidos etc. que aumentam a ocorrência de acidentes graves. Assim, para definir que tipo de sistema deve ser instalado, é preciso identificar os locais de maior incidência de colisões e quais os ângulos das batidas.

- Publicidade -

Projetados para salvar vidas, os QuadGuards também são usados para situações urbanas. Nestes casos, melhoram a fluidez do tráfego, evitando intervenções em virtude de batidas. Outra vantagem é que alguns dos sistemas são estruturas auto-reparáveis.

Amortecedor de Impacto QuadGuard, da DTS Dispositivos

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente