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Cresce tecnologia híbrida para ônibus

Sucesso na América do Norte encaminha o aumento de vendas na Europa, com a preocupação de operadores com aumento de custos com combustível e preocupação com o Meio Ambiente

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INDIANAPOLIS, INDIANA, EUA — Allison Transmission, líder mundial no fornecimento de transmissões automáticas para uso comercial e de sistemas híbridos de propulsão, continua a ser uma força dominante no mercado de ônibus híbridos tanto na América do Norte, quanto na Europa.

Até agosto, mais de 1100 ônibus equipados com a tecnologia dupla paralela híbrida GM-Allison foram entregues em 94 cidades no mundo todo.

Esses veículos já rodaram um total de 134.071.230 quilômetros, economizando uma quantidade estimada de 16.761.237 litros de combustível e eliminando 43.842 toneladas cúbicas de CO² da atmosfera. E mais ônibus equipados com a tecnologia híbrida GM-Allison estão saindo da linha de montagem diariamente.

“Desde que a tecnologia de propulsão híbrida foi introduzida, esses sistemas têm alcançado um enorme sucesso no mercado de ônibus, provando que nós desenvolvemos a solução certa na hora certa”, comenta William E. Klenk, Diretor de Operações Fora de Estrada e Elétricas.

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“Enquanto nosso sucesso inicial ocorreu na América do Norte, diversas cidades européias estão abraçando esta tecnologia, visto que a preocupação com o meio ambiente e com os constantes aumentos do preço dos combustíveis no mundo todo exigem das autoridades de trânsito que procurem sistemas alternativos”, completa.

Veículos articulados das cidades de Istambul, na Turquia, e Douai, na França, estão operando com a tecnologia dupla paralela híbrida GM-Allison, bem como ônibus na Alemanha e na Suíça.

De fato, ônibus híbridos de segunda geração estão, neste momento, rodando em estradas em Bremen, Munique e Hanover, na Alemanha, apenas dois anos após o primeiro Solaris 18 GM-Allison ter feito sua estréia na Europa.

Um pequeno motor diesel combinado com um sistema híbrido duplo GM-Allison garante um consumo de combustível ainda menor e maior eficiência.

“Nós encontramos um parceiro experiente e confiável para o desenvolvimento de ônibus híbridos para o mercado europeu. Com a segunda geração de ônibus híbridos Solaris, nós estamos atingindo uma economia de combustível de mais de 24%. Isto significa um quarto do caminho em direção à independência do diesel e nós estamos muito contentes de seguir nesse sentido ao lado da Allison”, diz Krzysztof Olszewski, CEO da Solaris Bus & Coach S.A.

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A tecnologia híbrida é a preferida pela indústria de ônibus norte-americana, com mais de 30% dos ônibus fabricados atualmente possuindo tecnologia híbrida de propulsão.

Cidade dos EUA, como Seattle, Filadélfia, Washington-DC, Albuquerque, Houston, St Paul e Hononulu continuam pedindo híbridos GM-Allison, mas em quantidades sempre crescentes.

Jim Boon, gerente do setor de manutenção de veículos da King County Metro, a entidade responsável pelo trânsito em Seattle diz que “em junho último, acrescentamos mais 22 ônibus híbridos articulados, fazendo com que chegássemos a 257 unidades em nossa frota. Os novos ônibus se integraram perfeitamente aos híbridos já existentes.

Em julho, registramos cerca de 910 mil milhas com a frota híbrida. O desempenho continua excepcional com grande economia de combustível e excelente disponibilidade da frota”.

Outro caso notável está no Parque Nacional de Yosemite, também nos Estados Unidos. Lá, toda a frota de ônibus foi substituída por veículos equipados com a silenciosa tecnologia híbrida dupla GM-Allison, para uma operação em perfeita harmonia com a natureza.

O sistema híbrido GM-Allison utiliza tecnologia híbrida dupla paralela que combina um motor diesel e outro elétrico. Dependendo das condições e da velocidade do veículo, o controle do sistema seleciona a fonte de força adequada ou uma mistura de ambas.

O coração do sistema é a unidade EV Drive™, uma transmissão de com variedade praticamente infinita que permite ao sistema híbrido rodar de forma silenciosa, limpa e mais eficiente.

Dependendo do ciclo de trabalho, o EP System™ provou na Europa que consegue economizar mais de 24% de combustível e reduzir de drasticamente as emissões do motor a diesel, incluindo o dióxido de carbono e materiais em partícula.

A aceleração é também notadamente mais suave, na comparação com veículos a diesel. E, com um processamento inteligente, o sistema híbrido GM-Allison apresenta a melhor performance e economia de combustível para uma ampla gama de condições de direção.

Com a frenagem regenerativa permitindo ao veículo criar energia adicional que normalmente era perdida com os freios, o sistema torna-se particularmente bem preparado para as demandas de “anda-e-pára” das rotas de ônibus urbanos.

A Allison Transmission fabrica a unidade EV Drive™ e fornece o Sistema de Armazenamento de energia, a Unidade de Controle do Motor Híbrida e o Processador Eletrônico de Energia DPIM.

A habilidade de entregar aos fabricante4s de veículos o sistema completo, sem forçar os clientes a procurar os componentes individualmente, garante à companhia uma integração que oferece enorme vantagem frente à concorrência.

As entidades controladoras do trânsito têm conhecimento que o sistema duplo híbrido GM-Allison é um sistema híbrido comercialmente aceito, assim como seu sistema de armazenamento de energia.

Desde que a produção comercial foi iniciada em 2003, não houve sequer uma falha de bateria extinta com o sistema híbrido GM-Allison. Em 2007, mais de 400 ônibus híbridos GM-Allison foram produzidos, com 360 unidades entregues a 36 cidades. Este é o maior número desde que a produção foi iniciada.

A tecnologia híbrida dupla nestes sistemas GM-Allison está servindo como ponto inicial para o co-desenvolvimento da General Motors com a Chrysler, Mercedes e Grupo BMW para um sistema híbrido duplo em veículos de passeio.

Transmissões automáticas para ônibus movidos a gás natural – A tecnologia Allison auxilia ônibus movidos a GNV no momento da partida e durante os trajetos. Operação limpa e performance silenciosa agrada tanto aos frotistas quanto aos passageiros

INDIANAPOLIS, INDIANA, U.S.A. – Allison Transmission, a líder mundial no fornecimento de transmissões 100% automáticas e sistemas de propulsão híbrida, é também o fornecedor número 1 do planeta em transmissões automáticas para ônibus movidos a gás natural (GNV).

A empresa desenvolve produtos para ônibus urbanos há mais de 60 anos, também para veículos híbridos e a diesel – atendendo uma demanda crescente no mundo todo por transporte de passageiros eficiente e de custo acessível.

Com os ônibus movidos a GNV, a liderança da Allison agora se aplica a uma fonte de combustível alternativa que, além de ser 90% mais limpa do que o diesel, é também mais barata, algo muito importante num cenário em que o preço desse combustível não pára de subir.

“Uma transmissão automática Allison é indispensável para o uso de motores movidos a GNV em ônibus utilizados em cidades”, diz Lawrence A. Love, diretor-executivo de marketing internacional da Allison. “Diferente de um motor a diesel, motores a GNV possuem outras características de operação e de resposta durante as saídas.

A tecnologia conversora de torque da Allison auxilia os motores movidos a GNV durante a partida do veículo, multiplicando o torque do motor e suavemente movimentando o ônibus.

Como resultado, com uma peça Allison, o veículo tem ótima performance e utiliza o combustível de forma mais eficiente – algo vital numa era de aumento dos custos de combustível”, completa.

“Além disso, a maioria dos motores a GNV não são capazes de utilizar um freio motor ou de ter a mesma capacidade de parada de motor como um diesel”, comenta Love.

“Entretanto, o retardador hidráulico da transmissão automática Allison compensa esse fato, atuando como um auxiliar que amplia a capacidade geral de freio do veículo, aumentando a durabilidade dos sistemas de freio”, completa.

No início deste ano, a TATA Motors da Índia adquiriu 655 ônibus movidos a GNV e configurados com transmissões automáticas Allison, para a Delhi Transport Corporation (DTC).

Tanto os motoristas, quanto os passageiros, estão extremamente satisfeitos com a suavidade e o conforto das viagens.

Por outro lado, a direção da DTC mostra-se contente com custos operacionais e de manutenção, pois há menos problemas no motor e nos componentes do trem de força.

Além deste contrato conquistado na Índia, a Allison Transmission é o fornecedor número um para transmissões automáticas voltadas a ônibus convencionais e movidos a GNV na China.

Durante as Olimpíadas, ocorridas em agosto em Pequim, por exemplo, um time de especialistas Allison esteve a postos para assegurar que as 12 mil transmissões automáticas em funcionamento na cidade mantivessem uma operação perfeita.

Muitas dessas em ônibus movidos a GNV. O pessoal da Allison se estabeleceu em um centro de comando, trazendo um time de suporte e peças de reposição, além de criar um sofisticado programa de logística e comunicação para apoiar toda a operação durante os Jogos Olímpicos.

Nos Estados Unidos, os benefícios ambientais das transmissões automáticas Allison combinadas com motores movidos a GNV são bastante reconhecidos.

Utilizados em princípio na costa oeste, por conta das leis que restringem a emissão de gases, os ônibus a GNV com transmissões automáticas Allison estão em operação em grandes cidades como Los Angeles e San Diego, na Califórnia; e Las Vegas, em Nevada.

De fato, os motores GNV são especificados quase que exclusivamente em Los Angeles. É preciso ainda ressaltar que a maioria dos fabricantes de ônibus dos EUA oferece a combinação Allison / motor GNV.

Somados aos ônibus urbanos equipados com produtos Allison e movidos a GNV na Índia, China e Estados Unidos, outras localidades ao redor do mundo também contam com essa combinação, tais como Japão, Rússia, Peru e Austrália.

“Os benefícios ambientais dos ônibus GNV em termos de baixas emissões e ar mais limpo são evidentes”, explica Manilo Álvaro, gerente de marketing da Allison para a Europa.

“Assim como é também evidente que, unir esses ônibus com transmissões automáticas Allison significa partidas e trajetos suaves para os passageiros, além de maior vida útil e custos de manutenção mais baixos para os operadores de frotas”, finaliza.

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